domingo, 7 de abril de 2013

Castro de Alvarelhos

Depois do período de pausa proporcionado pelo fim de semana de Páscoa, os Índios do Monte retomaram a atividade e optaram por um ligeiro treino pelas redondezas, num passeio que terminou mais cedo do que o habitual.
Com a Primavera de toada demasiado refrescante para esta estação, alinhavamos uma Rota das Capelas e visitamos S. Gens e Santa Eufémia, no concelho da Trofa.


E entre uma capela e outra fizemos uma incursão ao Castro de Alvarelhos, classificado como Monumento Nacional desde 1910. Este povoado foi alvo de várias campanhas arqueológicas ao longo do tempo. Trata-se de um povoado fortificado, construído durante a Idade do Bronze Final. Também apresenta características romanizadas, naquele tempo, a administração romana decidiu construir um dos eixos estruturantes do território da Trofa - a estrada que ligava o Porto (Cale) a Braga (Bracara Augusta). Existem também vestígios de ocupação medieval.
Os vestígios arqueológicos inventariados incluem, tesouros monetários, um capitel e um fragmento de coluna, terá existido uma edificação termal e estruturas do tipo domus.

 

3 comentários:

Paulo Magalhães disse...

Olá tribo.

Infelizmente não vos pude acompanhar este fim de semana devido ao vírus da gripe se ter instalado cá por casa.

Fico contente por ver que o Índio Securas já se encontra em forma para acompanhar a tribo.

No próximo sábado espero já estar em melhores condições para vos acompanhar.

Artur podes mandar o track.

Abraço

NUNO MOREIRA disse...

DEPOIS DE UM SÁBADO DE "WRC" DURO, NADA MELHOR K UM DOMINGO MOLHADINHO PARA REFRESCAR A MENTE, FOI UM BOM PASSEIO. PAULO COMO DIZEM OS FRANCESES "FAZEI CUIDADO AH", AS MELHORAS. ABRAÇO

frances disse...

Quando é que pára de chover? Já estou farto de lama e água.Quanto ao passeio de domingo,é como o costume,espetacular.