sábado, 13 de abril de 2013

GRANDES PASSEIOS: TERRAS ALTAS DE FAFE COM QUEIMADELA

Comecemos pelo fim: este passeio correspondeu sem sombra de dúvidas às expectativas criadas na programação dos Grandes Passeios para 2013! E num Sábado dia 13 foram 13 os destemidos Índios que responderam ao chamamento da dureza, da aventura e da beleza das Terras Altas de Fafe.

O passeio propriamente dito teve início na cidade de Guimarães e por isso a Tribo sentiu-se obrigada a uma pequena incursão com paragens fotográficas pelo Berço da Nação. O Paço dos Duques, a estátua do Fundador de Portugal El Rey Dom Afonso Henriques e o Castelo de Guimarães constituem pontos de referência que não poderiam deixar de ser visitados neste passeio.

Os quilómetros que se seguiram foram percorridos a ritmo alucinante pela ecovia que liga Guimarães a Fafe, uma infra-estrutura de eleição para quem quer praticar desporto…
A aventura começou a endurecer a partir de Fafe, à medida que nos aproximamos de Moreira do Rei para alcançarmos o Parque Eólico na Serra de Fafe e visitarmos a famosa Casa do Penedo, conhecida popularmente como a Casa dos Flinstones devido ao facto de ter sido construída entre quatro rochas de grandes dimensões que integram a própria estrutura da casa.
Com o terreno maioritariamente em sentido ascendente, o grupo atingiu o ponto mais alto do passeio no Alto de Morgair, perto da nascente do Rio Vizela.

O relógio já abandonara a hora tradicional para almoço e o grupo sentia necessidade de alimentar o corpo, mas a “garantia” de um track descendente rumo à Queimadela foi adiando a paragem para almoço...
Ocorreram neste período algumas “nuvens negras” do passeio, com o aparecimento de pequenos problemas físicos, furos e, felizmente sem sequelas mais graves, ocorreram também algumas quedas que poderiam incapacitar os intervenientes. De facto esta parte do percurso foi de sentido muito descendente, mas demasiado técnico e a obrigar um andamento mais cuidadoso e lento…

A chegada à barragem da Queimadela por volta das 15 horas trouxe novo alento ao grupo. As belas paisagens que adornam o cenário envolvente tornaram-se por momentos quase invisíveis perante a presença de um manjar-surpresa que contemplava frango churrasco, rojões, moelas, pão-de-ló e bebidas frescas. E particularmente para mim, a Queimadela ganhou mais encanto com a presença da minha “cara-metade” Elisa, acompanhada da irmã Lucília e do cunhado Abílio! Os Índios do Monte ficaram «endividados mas satisfeitíssimos» pela oferta generosa oriunda da Lixa; por isso aqui fica um «Obrigado» com o nosso mais sentido agradecimento!

Após o almoço percorremos um dos PR da Queimadela de forma a proporcionar mais alguns momentos fotográficos que retractam bem a beleza ímpar desta zona. E chegava assim a hora de regressar a Guimarães para mais alguns momentos de descontração e confraternização entre os intervenientes deste Grande Passeio que contabilizou mais de 90 quilómetros de percurso e 2100 metros de acumulado!






Fotos de Carlos Cunha, Hugo Couto e Nuno Moreira

15 comentários:

agostinho penouco disse...

Ola estou pronto para o passeio.
Espero bem que aja muita aderência.
No domingo vi poucos índios interessados alguns já tem como ir agora aqueles que não se manifestarem não sei não..
Mas tudo bem os que aparecerem vão de uma maneira ou de outra.
Vou ver se arranjo nitrogênio zz este vai dar pica méeeeeeee ouuuuuu
Malta até sábado e levar toalha para mergulho.

Ouu

agostinho penouco disse...

My low
Vale a pena levar arca com cervejinha e Alguma coisa padaria comer no fim.
Mee

Unknown disse...

Eu estou pronto para ir, é preciso é ver o transporte. Sábado é que vão ver o que é rally em Fafe :-) É não esquecer o panado e a fresquinha :-) Até sábado...

NUNO MOREIRA disse...

Ó MAY LOW A ARCA CHEINHA, VOU DESVAZIAR AS GARRAFAS DENTRO DA ARCA PARA LEVAR MAIS MMMÉÉÉÉ, PENOUÇO LEVA A "WRC" É ZONA DO RALY,O GRAFICO ESTÁ UM POUQUITO LEVANTADO.
VAMOS SER DURO MMMÉÉÉÉ (CATEGORIA É CATEGORIA).

Paulo Magalhães disse...

Olá

Amanhã apareço no local de partida pelas 7:30,

Penouço, conto que leves o charope para a tosse, é que ainda me encontro algo debilitado. MMMMEEEEE
Mas há que ser duro.

Abraço

Artur Santos disse...

Paulo ainda bem que podes participar nesta "epopeia"!

O inicio do track localiza-se num parque de estacionamento livre perto da PSP e Bombeiros de Guimarães (±400 metros depois), qualquer dúvida contacta-me.

Até amanhã!

Gilberto disse...

Boas,

Como já vos comuniquei, este sábado não vou puder ir ao passeio.
Aproveitem e bom passeio!!

Mééééé,

Para todos

NUNO MOREIRA disse...

O MEU PRIMEIRO COMENTÁRIO VAI PARA A ELISA, LUCIA E ABILIO, DA PARTE QUE ME TOCA MUITO OBRIGADOS PELO LANCHE "CARINHO" MMMUUUIIITTTOOO OBRIGADOS.
AO PENOUÇO OBRIGADO PELO "KIT" FINAL, DURO ATÉ ESTALOU MMMÉEÉ.
AO ARTUR, AMIGO GRANDE PASSEIO,A SÉRIO GRANDE PASSEIO, CHEGUEI A CASA SUPER SATISFEITO.
AO RESTO DOS AMIGOS "INDIOS" OBRIGADOS PELA COMPANHIA, EXCELENTE DIA.

Paulo Magalhães disse...

Olá TRIBO.

Este foi realmente mais um passeio memorável sugerido e planeado pelo nosso Grande Chefe Artur.
Gostaria de agradecer à Elisa, Lúcia e ao Abílio pelo repasto com que nos brindaram e pela paciência que tiveram em aguardar pela nossa Chegada. Um bem haja aos três.

Já que estou em maré de agradecimentos, estendo os mesmos ao Artur pelo planeamento desta saída, ao Penouço pelo Comprimido santo (realmente as dores nas costas estavam-me a tirar o pazer de pedalar), aos restantes pela companhia e apoio que me deram.

P.S.
Gostaria de agradecer ao nosso Capitão que com o seu "canto e Esquina" à barragem permitiu que algém pudesse repetir mais uma "coxinha". :)

Abraço a todos.

E agora.... FÉRIASSSSSssss.

Mantorras disse...

Sem dúvida dos mais belos passeios realizados, agradecendo ao nosso Chefe Artur e por seu intermédio agradecer também o fantástico lanche oferecido pela sua cara metade, irmã e cunhado, valeu bem a pena a espera pela hora do almoço e que boas estavam as fresquinhas :-) Pena foi o percalço com o nosso Capitão e algumas mazelas de quedas mas nada de grave. Por fim agradecer ao Duro Penouço pelo reforço final :-) Por fim Artur Grande banda sonora do video e então o início está Top :-) Agora só mais uma coisa, VENHA O PRÓXIMO que já estou à espera :-) Abraços e Saudações Índias.

Agostinho Penouço disse...

ola malta.
ainda estou em pulgas com o ritmo alucinante no final do passeio co 85kms percorridos e na ciclovia anciosos por apanharem o homem do risco e o brincalhao da bike, sempre ao mais alto nivel ninguem nos segura mé.
eu nao vou agradecer a familia do artur mas sim dizer o meu obrigado por pertencerem a esta familia magnifica "indios do monte" nao tenho palabras mé.
uma coisa importante que tenho de dizer é que temos de agradecer estes belos passeios que estao marcadosao nosso presidente e tambem as nossas familias que deixam que nos as podemos fazer e estou muito agradecido a minha familia por me deixar proporcionar a estes belos momentos.as imagens falam por nos e o video é bem claro bom bom bom bom , bruno foi o que pedistes zzz um apreço aos fotografos e a todos os participantes ,e que sem eles nada consegueriamos fazer.
um grupo unido nunca sera vencido.
a que ser duros.
venha o proximo e capitao no proximo nao vai ter canto de esquina é que vou voltar a linha do bar aberto zz.
malta abraço grande a todosfoi divinal, acho que este passeio ultrepassou as espectativas de todos e pereira estas pronto para santiago.
até domingo.

Carlos Cunha disse...

Olá a todos, desde já agradeça á Elisa,á Lucília e ao Abílio pelo belo e delícioso almoço surpresa que nos ofereceram (MUITO,MUITO OBRIGADA).
Amigo ARTUR quanto ao trak foi do melhor, mais um excelente trabalho para juntar aos tantos outros e obrigada pela tua dedicação ao grupo ,é sem dúvida um trabalho notável.
Amigo PENOUÇO muito obrigada pelo lanche ,(TU ÉS MESMO DURO) :)
Amigo NUNO muito obrigada pela MINI, para acabar em grande :)
E para acabar aqui fica um MUITO OBRIGADA a todos os participantes deste passeio pela companhia e boa disposição, foi um dia memorávél.
Abraço.

Simao disse...

Boa Tarde,
foi um passeio muito bom e com muita dureza e belas paisagens, parabens Artur o trek estava muito bom.
Queria agradecer também á Elisa, Lucília e ao Abílio e aos infiltrados pelo almoço (lanche-15h), as fotos e o video falam por si.
Obrigado pela companhia do melhor e até Domingo...
Penouço quanto a ida a Santiago fica para o ano porque este ainda não me sinto preparado psicologicamente,mas um obrigado pela preocupação.

Agostinho Penouço disse...

muito bem simaozini zz .
tu ja tens 15 anos?
ja reparastes que ja nao es aquilo que eras mée.
entao pensa comigo e nao é muito dificil.se conseguistes atingir um nivel satisfatorio que tu o desejastes e conseguistes com a tua persistencia e com o teu silencio maravilhoso porque detras desse pereira esta outra pessoa que tu ainda vais revelar zz estou a reinar contigo.. z mas nao estou a brincar.
tu es um miudo especial porque eu na tua idade tambem gostava de fazer a mesma coisa demosntrar que estamos presentes e muitas pessoas nao dao por isso e eu e o quita ja demos por ela tu estas em grande e com essa grandeza ja podes ajudar os a tua idade a seguir novos caminhos e tambem ajudarnos a nos a chegar a santiago.
SIMAO ja te disse quem faz 90kms num diavai a santiago so com uma perna a pedalar e nao te esqueças é que nao vais só méee.
eu pessoalmente gostava que fosses assim ficavas na historia o indio mais novo foi a santiago.

abraço para ti e entretanto prepara te para atacarmos na estrada com o mesquita ok

Agostinho Penouço disse...

coelho maninho este passeio merece um comentariozinho zz.. va la tu es duro nao me deixes ficar mal nem que seja so um méeeéé