domingo, 24 de março de 2013

A descer desde Penedice

O título é elucidativo! Tivemos um passeio com muitos declives a proporcionar muitos momentos rápidos e outros mais técnicos.
A paisagem foi variando desde o alto do monte, onde os penedos embelezam todo o cenário envolvente, aos trilhos por entre o arvoredo que pareciam sair de um conto de fadas…
Sempre a “botar fio” desde Penedice, que até cansava a Tribo de tantas descidas… Foram demasiadas vezes o pessoal a ouvir alguém dizer «é sempre a descer…»
E para quem gosta de histórias, aqui fica a

Lenda da Penedice

Numa pequena aldeia minhota, reza a história que uma moura encantada era a guardiã de um grande tesouro que os seus antepassados enterraram num aglomerado rochoso, existente no cimo de um monte que o povo baptizou de Penedice.
Conta quem sabe que este cimo, aparentemente pacato e rodeado de vegetação, outrora fora local de desgraça para todos quantos desafiavam a própria coragem de desvendar o seu segredo.
Segundo a lenda, a moura costumava aparecer à meia-noite depois de serem ditas algumas rezas junto ao penedo onde se diz ser o seu refúgio. Aparecia uma bela mulher envolta em nevoeiro que apresentava três tarefas à pessoa que a chamasse e que teria de realizar para conseguir a chave dourada que abriria ao meio o amontoado de penedos onde o tesouro estava escondido.
O que é certo é que ninguém chegou a ver o tesouro, pois ninguém foi suficientemente capaz de cumprir as três tarefas impostas pela moura encantada.
Também nunca se chegou a saber que tarefas eram essas, pois os que encontravam a moura morriam ao cumpri-las.

Fonte Biblio AA. VV., - Literatura Portuguesa de Tradição Oral s/l, Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003 , p.ME19 - Ano2000
Place of collection-, GUIMARÃES, BRAGA
ColectorTânia Marina Almeida Pinto (F)
http://www.lendarium.org/narrative/lenda-da-penedice/

15 comentários:

Artur Santos disse...

Desde já desejo a Todos os Índios do Monte e respetivas Famílias uma Santa e Feliz Páscoa!

Cruz disse...

Venho desejar a todos os indios e suas familias uma feliz Pascoa.

frances disse...

Não me lembro de ter levado uma "tareia" tão grande à muitos anos,mas digo-vos que valeu a pena;foi um passeio espetacular,foram cerca de 60km bem passados,aínda estou a delirar.Agora vou ver as fotos,aproveito para desejar a todos os Indios e familiares uma Santa Pascoa.

frances disse...

Só agora é que vi as fotos.Nuno e Artur sois mesmo duros,eu já não tinha pernas para ir ao S.José.

NUNO MOREIRA disse...

MUITO MUITO BOM,VALEU A PENA TODA A MOLHA, PENA É NÃO IRMOS PARA AQUELA ZONA MAIS VEZES, UMA FELIZ PÁSCOA PARA TODOS. ABRAÇO

Agostinho Penouço disse...

o my low por mim podemos ir so que temos de sair as 7 e 30 minutos.
passeio espectacular.estamos todos de parabens.
carlos espero que estejas melhor.
frança desculpa na reta final ter de pedalar mas tu foste sempre duro nunca saistes de cima dela da bike meée´.
coelho conto contigo.
quanto as fotos é so ver as paisagens espectaculares que foram proporcionadas,divinal.
artur a minha medicaçao deu resultado depois estancou com a medicaçao que tomastes no sao josé zz .
malta é para andar sabado ou segunda , a que ser duros .
abraço e boa pascoa para todos.

Agostinho Penouço disse...

ja agora o que se passa com o GIL?
esta a faltar aos treinos zzz.
o malheiro tambem e os outros tambem zz.
cuidado com as amendoas e os ovos.
boa pascoa.

frances disse...

Penouços,não tens que pedir desculpa,eu é que agradeço todo o apoio que tens dado,juntamente com todos os elementos do grupo,mas contínuo a dizer;foi durinho.Abraço.

FREITAS disse...

O passeio de domingo realmente foi muito bom:
Foi durinho, boas paisagens,boas fotos,boa camaradagem,e durinho quanto baste, ok... mas da ultima vez que lá fomos não sofremos nem metade, e ganhamos direito a lanche em Landim!! nem sempre o esforço compença.
Tenham uma SANTA PÁSCOA na companhia das vossas famílias.
braço FREITAS.

Carlos Cunha disse...

Boas, sem dúvida que estes dois ultimos passeios foram bastantes duros :) Artur estes treks estão muito bons MAS tem muitas descidas Mééé,Mééé. Mas o importante é a alegria e a camaradáguem que permanece neste Grupo.
Desejo uma boa PÁSCOA a todos os ÍNDIOS e Familiares. Abraço.

Agostinho Penouço disse...

ola pessoal é com muita tristeza que vos digo que este Domingo de pascoa os indios nao vao andar, mas estive a pensar é que sexta feira é feriado e vou aproveitar para dar o meu melhor em casa tipo cortar a relva lavar os terraços limpar as janelas e como o coelho diz bla bla bla méee. bem resumindo estou disponivel no sabado de manha, ja tenho carta verde mas chegar cedo a casa oouu.
bem que tal neste sabado de manha as 7e45horas sem falta na padaria desejos em ribeirao por detras da cepsa para arrancarmos as 8:05 minutos zz .
destino depois digo é segredo mée.
eu vou nem que seja para o passeio alegre.
abraços e até sabado.
ja agora os que quiserem ir que troquem msg ok.
qualquer duvida ja sabem nao me liguem mée zz.

NUNO MOREIRA disse...

Ó MY LOW, PASSEIO ALEGRE "FIAMBRE" TODO ENCASACADO E GALOCHINHA, PARESSE-ME BEM VAMOS LÁ ATACAR NA BIKE.... MMMÉÉÉÉ

pereira disse...

Boa Tarde,
no domingo não consegui estar presente. também quero desejar a todos os índios e respetivas famílias uma boa pascoa. desde já agradeço a todos os que já me desejaram uma boa pascoa.

agostinho penouco disse...

Pereira não estou a perceber
Se andar em provas não tenham medo de dizer ao grupo porque toda a malta te vai dar os parabéns por levares a nossa camisola a alta competição Desde já os meus parabéns agora acho que deverias falar mais com os duros Sabes muito bem que no grupo tem elementos que andam na competição e tem outros que te podem ajudar a ir ao pódio agora só depende de ti este sábado aparece e vais ver o k é Ser duro zz espero bem que apareçam muitos índios.
Malta boa páscoa e para as famílias.

pereira disse...

Penouço
eu no domingo nao fui a nenhuma competição tive foi um percalço, o quita ja me falou de sabado e eu la estarei pronto para atacar mmméééé...