sábado, 31 de março de 2012

Serra da Cabreira

Decididamente valeu a pena!
Valeu a pena pensar em visitar a serra onde nasce o “nosso” Rio Ave.
Valeu a pena dedicar muitas horas a desenhar e planear este passeio.
Valeu a pena acordar mais cedo para a concentração da Tribo e seguir de carro para Vieira do Minho para dar início às primeiras pedaladas do dia.

E o caminho começou mesmo por… estrada! E a subir (como alguns gostam!…), umas mais íngremes que outras… O clima e a temperatura ambiente ajudavam, com arvoredo em redor da estrada a amortecer os raios de sol que se intensificavam a cada pedalada… Finalmente chegou a hora do primeiro reforço e a subida do dia tinha terminado.

Surgiam então na paisagem vários argumentos para os fotógrafos não pararem de trabalhar… Meia dúzia de quilómetros no estradão permitiram aumentar o ritmo e levantar poeira até à Ponte de Zebral onde brilha majestosamente a Cascata do Caldeirão. Pouco depois, as águas cristalinas do riacho faziam as delícias das objetivas sob o olhar atento de um velho moinho de água no seu leito.

Mais cinco quilómetros a dar ao pedal e atingíamos um ponto de honra: Sessão fotográfica junto à cara de um índio esculpido num rochedo! Um marco que os Índios do Monte registaram com imenso agrado!
Retomado o andamento, retomadas as subidas e a interrupção para… “hora de almoço”! Refastelados à sombra, no meio do nada sob a tranquilidade da serra, os índios reforçavam o corpo com a energia das sandochas, dos panados, das coxas de frango, das peças de fruta, dos donuts, das cervejas, etc… etc… etc…

Ascendendo pela serra durante cerca de uns quatros quilómetros, chegamos ao ponto mais alto deste passeio, acima dos mil metros de altitude. A partir deste ponto acentuavam-se as descidas, interrompidas para banhos no Rio Ave! Repito… para banhos no Rio Ave! Habituados a vê-lo completamente poluído no nosso dia a dia, até soa mal dizer que alguns índios se banharam neste rio, mas nos primeiros quilómetros de vida do Ave é possível vê-lo limpo, deslumbrante e trajado num belo fato de águas límpidas e refrescantes. No lugar de Lobazes, na Serra da Cabreira, concretizamos um sonho e mergulhamos no Rio Ave!

De regresso ao caminho, e tomando um desenho arriscado no Google Earth, os trilhos mais técnicos faziam-se notar até à ponte romana de Agra, sobre o Rio Ave, junto à aldeia do mesmo nome. Apesar de fugaz, a passagem por Agra mostrou-nos uma aldeia típica que reflete a memória viva do Minho rural, banhada pelo Rio Ave que lhe confere um cenário paisagístico excecional com pequenas pontes, cascatas e lagoas que justificam paragens mais prolongadas…

No regresso a Vieira do Minho e a anteceder o retorno a casa, apareceu um pequeno lanche improvisado: chouriço e azeitonas made by Penouço e um delicioso bolo oferecido à tribo pela esposa do Nuno (em nome dos Índios do Monte o nosso imenso obrigado!).
A terminar o dia, já no Ninho dos Índios, assinalamos a passagem de mais um aniversário do índio Carneiro (Parabéns!!!) e sublinhamos o prazer de um dia muito bem passado…


21 comentários:

Euzinho disse...

Olá

É só para dizer... gostei...todos forammmmm...são uns queridossss...

jorge coelho disse...

Quem é Euzinho? tem medo de dar a cara!!!
Aguardo reportagem e muitos comentários!!!
BLÁ,BLÁ

jorge coelho disse...

depões de ver estas fotos só digo um coisa, nós somos mesmo duros e um grupo espectacular.As imagem falam por si, simplesmente lindas!só faltaram as quedas, o Paulo que bateu o record de 4 quedas num só dia, não é para qualquer um! e a Noémia que caiu, mas ficou sentado numa pedra, ela é mesmo profissional!!!PARABÉNS AOS 19 ÍNDIOS QUE FORAM FAZER A SERRA DA CABREIRA.

petit disse...

Boa noite indios
Antes de mais tenho a dizer que concordo com o coelho a dizer que somos duros e um grupo espetacular
Só foi pena nao termos encontrado a india
Até sabado

NUNO MOREIRA disse...

UM PSSEIO MAIS QUE FICOU NA MEMÓRIA, BELA SERRA DA CABREIRA. OBIGADOS PELA COMPANHIA. ABRAÇO

Paulo Magalhães disse...

Quedas???

Ainda não vi nada!!!

Se não tiveres nada que o comprove Coelho, ainda te coloco um processo por difamação:)

Fora estas calúnias injuriosas que resultaram desta magnífica saída, só me resta dizer:
Como poderia eu falhar isto???

Vale sempre o sacrifício.

Abraço a todos.

Paulo

jorge coelho disse...

Paulo estou cheio de medo, o record das quedas neste momento é teu, parabéns!!! Petit tem toda a razão eu fui a serra da cabreira por causa da índia e nem sinal dela. Outros foram atrás do índio!!! espero que os 19 índios façam o seu comentário. Penouço estás a falhar, andas doente? Abraço até sábado.

FREITAS disse...

Boa noite.
Já estavamos a precisar de um passeio deste calibre:
Boas paisagens,boas fotos,boa camaradagem,boas pedaladas,boas pingas,bons merendeiros e por fim até tivemos direito a bolo.
E agora ficamos á espera da serra da freita(s).
Independentemente de ir ou não no sábado, desde já ficam os meus votos de uma santa e feliz páscoa para todos os indios e suas famílias.
Abráços e até á próxima

FREITAS

Esposa do Nuno... disse...

Olá a Todos,
Artur não era preciso agradecer o bolo, fiz com muito gosto!
Aproveito para desejar a Todos uma santa e feliz Páscoa.
Só um pequeno reparo, foram todos à procura da índia, pelo que vejo nas fotos ela ia com vocês, desde já parabéns para ela pelos bons resultados que tem tido em provas!
Cumprimentos,

H.Couto disse...

Boas a todos os Indios/as

Para já, quero agradecer ao Paulo Militar por ter feito o favor de tirar-me a "coroa de rei dos malhos" ah, eh, ih.

Infelizmente não fui e já me arrependi, mas como se diz " À mais marés do k marinheiros".

A todos gozem este periodo santo e religioso, é bem preciso às vezes pedir ajuda..."Um desejo de paz, alegria e puro amor, que a Páscoa traga para o seu coração, continuando a iluminar todos os dias da sua vida." Feliz Páscoa.

Abraços e boa Pascoa, atenção alguém viu o Coelho...

Agostinho Penouço disse...

Ola Pessoal.
Decididamente valeu a pena.
Valeu a pena eu aprender a nadar no rio Ave.
valeu a pena ver nessa altura o rio Ave limpo em que se viam os peixes enfim tudo na vida vale a pena,mas tenho muita pena em dizer "que passarinho é aquele que passa o rio e nao bebe, leva o bico fechado por causa da ..."
Bem vale a pena falar.
A nascente nao vi mas vi sim 19 indios valentes a pedalar e vi tambem um rio translucido que percorria no meio das pedras é espectacular , so visto.
O grupo esteve muito bem , até nem tenho palabras para todos os que participaram no passeio , foi Divinal.
A que ter em consideraçao o nossso estado de espirito de entrega e de AJUDA, quanto a esta parte foi espectacular.
tenho a dar um abraço a todos os que participaram e a todos os que nao poderam por razoes alheias e que na proxima vao participar.
quanto as fotos como dizem elas falam por elas proprias.
abraço a todos do INDIO PENOUÇO.

Miguel Pinho disse...

Boas a todos os ÍNDIOS

Foi sem duvida mais um grande passeio à altura dos ÍNDIOS do MONTE.
A serra era magnificamente propicia para as pedaladas...
Estamos todos de parabéns...!!!!!!
Não sei se vou no sábado, mas ficam já aqui os votos de um resto de boa semana...e uma Santa e Feliz Pascoa a todos os ÍNDIOS e respectivas FAMÍLIAS...!!!!!!!

Abraço a todos

A Visitante... disse...

Olá,
Ainda bem que há alguem que se lembra das Familias...que ficam sempre em casa sem os seus Indios...
Aproveito tambem para desejar a todos os Indios e ás suas Familias uma Santa Páscoa.

Artur Santos disse...

Antes de mais agradeço todos os comentários recebidos e aproveito para reiterar os votos de uma Santa e Feliz Páscoa para a nossa tribo e respetivas Famílias e Amigos!

O vídeozinho deste passeio já está editado e em fase de upload há mais de 24 horas, espero que até ao fim deste dia o processo fique completo para o disponibilizar no blogue… :)

Abraço a todos

Índia disse...

Olá Índios,
este foi sem dúvida mais um passeio memorável.... Paisagens lindíssimas, um grupo fantástico e umas quedas espectaculares.... as quedas de água claro!!! Quanto às outras quedas, algumas também são espectaculares (ver fim do video!!), outras nem tanto mas não deixam de ser quedas (não é verdade Coelho!!)...
Quero agradecer a todos por este passeio, ao Artur e ao Nuno pelo registo fotográfico e video, e também à esposa do Nuno por dois motivos, pelo bolo, estava muito bom e muito fofo, e também pelo elogio, muito obrigada.
Por fim, a todos os Índios e respectivas famílias, uma Santa Páscoa.
Noémia

jorge coelho disse...

Caros índios eu não sabia que este fim de semana é a Páscoa! por este meio, desejo boa Páscoa a todos os índios e suas famílias, que tanto sofrem com as suas ausências!!!Nuno podes dizer á tua esposa para fazer outro bolo, para o próximo passeio, pode ser igual!!! um obrigado.O vidio 5 estrelas. A queda do Paulo 5 estrelas.Por fim o passeio 5 estrelas.Abraço até sábado.

jorge coelho disse...

Noémia, a tua sorte é ter pedras para te sentar, senão acontecia-te o mesmo que aconteceu ao Paulo, queda pela certa!!!brincadeira tu és dura.

Agostinho Penouço disse...

coelho eu disse que nao era para dizer que a india Filomena (noémia) caiu zz
é espectacular ainda bem que temos um grupo assim .
até amanha e a todas as familias uma santa pascoa.

pereira (simao) disse...

Desejo a todos os indios e familia uma boa pascoa .

visitante disse...

Muito bonito o video e as fotos espetaculares. Fiquei com vontade de conhecer esta serra.

ah... parabens ao indio Hugo Couto pela participação no Isabelinha 2012. So é pena ser o unico a participar. Para o ano tenta convencer os indios a participar, era bonito ver mais elementos do vosso grupo nesta prova

abraços e continuem a divulgar o btt na vossa zona

jorge coelho disse...

BLÁ BLÁ, não há fotos esta semana?