domingo, 18 de março de 2012

Aniversário do Visconde

Ao longo da última semana alguns elementos inquiriam-me sobre o título do passeio programado para este Domingo: “Aniversário do Visconde”. Houve quem perguntasse se haveria algum visconde nos Índios do Monte ou se esse visconde apareceria para pagar as bebidas no fim do passeio.
A 16 de março de 1825 nasceu em Lisboa um dos escritores mais marcantes da literatura portuguesa contemporânea, Camilo Castelo Branco, 1º Visconde de Correia Botelho (título concedido pelo rei D. Luís). A data do seu aniversário foi um pretexto para pensar num passeio que assinalasse esta efeméride com uma passagem junto à Casa de Camilo, em São Miguel de Seide.
Depois de cerca de uma dúzia de quilómetros percorridos apercebi-me que cometera um erro logo no início deste passeio, ao tomar o sentido inverso ao planeado durante a semana e cujo desenho estava guardado no gps. Consciente que o sucesso do passeio havia ficado comprometido pela má opção, sugeri ao grupo um atalho pela estrada nacional até Joane com o propósito de desfrutar de trilhos completamente novos para os Índios do Monte.
Na paragem para o lanche em Mogege, ao quilómetro 25 deste passeio, alguém me dizia que “isto de andar a fazer estrada não é a nossa onda mas este treininho fica-nos no corpo e só nos faz bem…” :)
A partir deste momento o passeio mudou completamente e a subida até à Capela no Monte de Santa Tecla revelar-se-ia premonitória para os belos quilómetros que se seguiram. Realmente os trilhos entre Castelões e Oliveira de Santa Maria confirmaram a ideia de que valeu a pena ir para aqueles lados tão desconhecidos da tribo…

10 comentários:

jorge coelho disse...

SOU O PRIMEIRO! caros índios,começo por um assunto muito importante para todos,cá vai!estes passeios são magníficos e bonitos, mas são muito longe por esse motivo eu sugiro que saiamos mas cedo para chegar a casa mas cedo,este fim de semana comecei a almoçar ás 13e40. as minhas filhas é que sofrem. Alguém sabe do Pereira? abraço.

frances disse...

SOU O SEGUNDO!Amigo Coelho,peço-te desculpa por não te ter reconhecido hoje de manhã na trofa,tenho muito orgulho em ter-te como amigo;assim como todos os Índios do Monte,se por acaso eu não cumprimentar algum Índio é pura distração.Abraços para todos.

H.Couto disse...

Boas a todos os ÍNDIOS(AS)

Francês, diz a verdade ao Coelho, como a época de caça acabou, já ninguém anda à procura dos coelhinhossss.

Outro assunto, este domingo já espera a dureza e a maravilhosa chuvinha, mas como se diz "Chuva não quebra osso", por isso estou e estamos vivos.

Agora continuando com o tema do nosso amigo Coelho, ele tem razão e não por ter medo, como se costuma dizer:
"Quem tem medo, recolhe para casa cedo".
Poderíamos falar no assunto e sair 1/2hora mais cedo, não só para chegar a casa mais cedo, mas também para ir ao Ninho dos Índios beber uma fresquinha. Como se diz:
" É a conversar k a gente se entende", por isso bora lá a faladura.
Continuo a desejar as melhoras aos nossos amigos ÍNDIOS:
- Paulo Militar, tás muito calado, será k foste operado aos dedos???!!!bora lá uma tecladela.
-Francês Português, continua com a recuperação.
-Gusto, tá na hora de dares umas corridas para te prepares, vamos lá, vens comigo e com o Duro Penouço.
-Duro Penouço, tamos os 2 em falta, amanhã fazemos o calendário...
Sem mais...abraços.

Artur Santos disse...

Caros Amigos,

Antes de mais, agradeço aos "comentaristas" as vossas sugestões!
Eu não gosto de almoçar sozinho, por isso também a mim me desagrada chegar a casa tarde depois dos nossos passeios.
O meu voto a FAVOR de antecipar meia hora as saídas, mais do que isso já se complica mas se tiver de ser eu aceito (pode não dar tempo pra lavar a cara...zzz)

Abraço

NUNO MOREIRA disse...

VALEU A PENA : O ENGANO, O PASSEIO, O CONVIVIO, A CHUVA, O SOL E TUDO O RESTO. É CLARO QUE TODA A GENTE QUER CHEGAR CEDO, MAS NINGUEM TEM CULPA DOS "AZARES", PENA FOI LÁ O ANIVERSARIANTE NÃO TER APARECIDO PARA PAGAR A COCA-COLA O (VISCONDE),SE NÃO FOSSE O MEU AMIGO A PAGAR. "O MAY LOU". ABRAÇO

Agostinho Penouço disse...

O my LOU , puro sangue de indio.
o passeio de domingo foi muito bom é nao esquecer que fizemos 58kms 3 furos e 2 curativos ao securas e pereira ja agora estao bem desses joelhos é que estou a pensar em tirar um curso de primeiros socorros zz.
o grupo esteve unido e correu tudo bem.em relaçao as horas bem em minha casa tambem houve trevoada zz .eu nem um pio é que eu sou duro.
mas pensando bem se o grupo quer ir as serras e a fatima temos que fazer kms se nao nao dá.podemos sair na mesma as 8h e quando chegar as 10e30h a que pedalar para casa (todos juntos)zz.
malta por mim tudo bem eu estou sempre a espera que chegue a domingo para estar com voces.ao menos passamos umas horas altamente e conhecemos novos traks.
hugo amanha sem falta a que treinar e aos faltosos que venham o paulo carriço ja esta no pelotao da frente.frances estou contigo e o grupo tambem.

Agostinho Penouço disse...

ja agora anselmo que tal foi a tua prova.
correu bem, levastes a nossa camisola.
abraço.

Simao disse...

olá, sou o pereira (simao) eu ja estou pronto para outra queda, mas nao é preciso ser entretanto.
eu adorei entrar neste grupo espetacular. so é pena nao poder ir no proximo domingo.
um abraço, simao

Agostinho Penouço disse...

coelho como lestes o simao tambem sabe escrever zz.
ele nao pode ir por motivos de ter uma perna ligada.
simao estou a brincar es sempre bem vindo ao grupo e nao te preocupes porque nao ficas para tras.acho que falta aqui alguns comentarios é que o dia 31 esta a chegar.
abraço e até domingo.

augusto asterix disse...

hugo para ja ainda nao posso correr,mas tudo leva a crer que ja estarei presente dia 31.abraço para todos grupo 5 estrelas