domingo, 22 de janeiro de 2012

Rojões de S. Gonçalo 2012

A relevância que as Festas de S. Gonçalo ganham, ano após ano, ficou bem vincada no passeio deste Domingo que culminou numa caça ao rojão.
Muitas vezes, ao longo do ano, os Índios do Monte rumam a Covelas para alguns treinos nessas terras quase sem segredos para a Tribo. De forma a variar estas incursões por aqueles lados, a opção do trajeto em dia de festa recaiu numa variante ao convencional que tradicionalmente passa pela Trofa… Assim, desta vez o grupo de 20 elementos orientou-se desde a Ponte da Logoncinha (em Lousado) para surgir em Covelas pelo lado de Santo Tirso, evitando muita da confusão que habitava noutros trilhos das redondezas.

A caça ao rojão, em ambiente mais confuso, numa romaria de gente poucas vezes vista, foi o culminar desta tradição de S. Gonçalo.

Homens e mulheres, velhos e novos, em família ou sozinhos (e ninguém se sente só nesta festa), a pé, de bicicleta, cavalo, charrete ou outro qualquer meio de transporte, quase se atropelam para desfrutarem de um belo dia de sol onde a tradição ainda é o que era!



Rojões de S. Gonçalo 2012 from Indios do Monte on Vimeo.

10 comentários:

Miguel Santos disse...

Obrigado por me terem deixado integrar no grupo na vinda de Covelas para S. Martinho :)! Sem dúvida um grupo com grande espírito.

jorge coelho disse...

Não sei quem é o Miguel Santos, mas serás sempre bem vindo ao grupo dos índios.
Não á comentários, será que ainda anda a mastigar o rojão? percam uns minutos e escrevam alguma coisa.

NUNO MOREIRA disse...

NÃO COSTUMO DAR UMA VOLTA TÃO GRANDE PARA COMER ROJÕES, MAS GOSTEI, E QUE BEM SOUBERAM. MIGUEL SANTOS O ESPIRITO DOS INDIOS DO MONTE É SEMPRE ASSIM APARECE SERÁS SEMPRE BEM RECEBIDO.ABRAÇO

Miguel Santos disse...

Eu sou o artista que vai está de branco numa das fotos que o Artur tirou :)! https://picasaweb.google.com/indiosdomonte/RojoesDeSGoncalo2012?feat=flashalbum#5700953616799529634

Obrigado, será um prazer pedalar convosco.

Hugo Couto disse...

Boas a todos os INDIOS, quer aqueles doentes, magoados ou duros, é para todos.
Caro Coelho, tens vindo a comentar de uma forma construtiva e não critica a assiduidade do pessoal em relação aos comentários. Acho bem alguém fazer uma forçinha, por isso vou todas as semanas aderir. Obrigado, então vou começar por um provérbio.

"A amizade é como a pintura, que, para se ver bem, não se há-de ver de perto; de longe se conhecem os seus defeitos e as suas perfeições"

Nesta volta que demos na rota do rojão, foi porreiraça e soube bem degustar aqueles famosos rojões, espero fazer voltas durante muitos anos.
Caro Duroooo Penouço, as enfermeiras quando te estiverem a tirar a roupita não te preocupes, eu vou estar lá a tratar delas.

Abraços para todos

frances disse...

Foi um passeio calmo,não muito duro,mas todos nós sabía-mos que este dia era especial.....ROJÕES.A todos os que me ajudaram muito obrigado.Até domingo,abraços para todos nos Índios.

Freitas disse...

Foi muito bonito ver,uma tribo grande e unida.
Fotos e videos excelentes:(Artur e Nuno estais de parabéns).
No entanto houve uma altura que temi por essa união.
E não foi por irmos a Santo Tirso para chegarmos a Covelas.
Também não foi por temer que alguns indios menos preparados,não aguentassem.
Também não foi pelas avarias e furos,(e houve vários).
Também não foi por esperarmos muito tempo pelos rojões.
Mas sim quando o Mantorras resolveu fazer «serviços» pesados!..Aí sim temi pelo bem estar da tribo.
Abráços e até domingo.

Agostinho Penouço disse...

ola malta eu nao fui mas tenho a dizer que fostes GRANDES INDIOS.
Parabens.
o machado tem uma bike nova , sera que vai ser agora que vai começar a andar.abraço a todos.

frances disse...

Vejam a reportagem na TrofaTv,os Indios do monte estão lá representados.

frances disse...

Reportagem em Covelas,claro.