sábado, 15 de março de 2014

Citânia de Sanfins, Lustosa e afins...

O primeiro Grande Passeio planeado para 2014 resultou numa diversidade de trilhos e estados de espírito ao longo de mais de 70 quilómetros percorridos.
As pedaladas iniciais serviram para aquecer os músculos através do asfalto até Santo Tirso.
O dia de sol que se fazia sentir parecia acentuar o esforço necessário para trepar os primeiros trilhos no monte. Os Índios do Monte estavam “ao mais alto nível” e o primeiro momento de descanso só chegou quando alcançamos a mítica Citânia de Sanfins (concelho de Paços de Ferreira) onde há vestígios da ocupação do local da Citânia, desde o século V antes de Cristo.
Retomados os trilhos em direcção a Codessos, surgiram as primeiras ameaças físicas do dia com 2 intervenientes a separarem-se das respectivas bikes em pleno andamento. A Capela de Nossa Senhora do Socorro serviu para recuperar dos sustos e o grupo retomou o caminho para os montes de Lustosa (concelho de Lousada).
Mais uns quilómetros de sobe e desce e eis que a Tribo chega à vila de Vilarinho, já no concelho de Santo Tirso, onde os trilhos só tinham descidas e obrigavam a cuidados reforçados e técnica mais apurada. Nesta zona surgiu um truque de magia com um índio parado em cima da bike a conseguir desaparecer de repente por entre a vegetação onde apoiara um pé…
Os campos nos terrenos adjacentes ao Mosteiro de Singeverga e Mosteiro de São Pedro de Roriz foram percorridos já com o cansaço estampado no corpo e nem a rápida passagem pelo Parque da Rabada foi suficiente para atenuar o esforço.
A recuperação física e psicológica só foi possível quase à saída do concelho tirsense numa breve paragem na Clínica para a primeira fase da reabilitação do grupo.
A reabilitação total foi alcançada já em Ribeirão, onde nos aguardava um delicioso lanche de comemoração da passagem de mais um aniversário do índio Nuno, numa excelente surpresa a culminar mais um Grande Passeio dos Índios do Monte!


Fotos by Artur Santos, Carlos Cunha, Hugo Couto e Nuno Moreira

7 comentários:

NUNO MOREIRA disse...

NEI SEI O QUE DIZER, SÓ SEI QUE FOI ESPETACULAR, "AO MAIS ALTO NIVEL" FOI A LOUCURA. E OBRIGADOS PELO MEU MOMENTO E NAÕ SÓ, TAMBEM PELA COMPANHIA.....MY LOW

Pereira disse...

Boa noite,
Passeio sem palavras, track ao mais alto nível, paisagens top....
Carlos só faltava a água meee.
Vamos, Nuno a ultima parte foi cinco estrelas.
Ate domingo Índios do monte sempre...

Indio penouço disse...

ola Duros depois de ver o video fiquei maravilhado com a vossa prestaçao neste passeio.
Como diz o nuno ao mais alto nivel e mais nada mee.
Carlos nao vale copiar mas ainda estas em segundo nas quedasz so faltava o beijinho zz e o frances escapou z muito belo assim é que se da valor aos indios, companheirismo,alegria e dureza zz.Domingo la estamos e a que preparar os proximos passeios.
my low parabens, mais um ano para nos aturares a todos.
Indios do monte Sempre.

frances disse...

Foi um passeio estrondoso,como disseram anteriormente o Nuno e o Pereirinha,também eu não tenho palavras para descrever o quão belo foi este passeio.Agradeço a todos pelo apoio e companhía;já agora também vos digo que os passeios são o que são,porque temos imagens e vídeos que o comprovam e mais tarde nos fazem recordar,a todos os fotografos muito.....muito obrigado.

Faia disse...

Espero que o carlos não se tenha magoado :-)
Grande malho
Força carlos força Indios

frances disse...

A euforía era tanta que até me esqueci de agradecer ao Nuno o grande lanche,acompanhado pelo fresquinho palhete,se sobrou qualquer coisinha no próximo domingo leva na mochila. Penouco,neste passeio estive nas nuvens.....não falar.

Unknown disse...

Foi GRANDE, muito bom e bem durinho para 1º passeio oficial da nova época ;-) aos fotógrafos e ao realizador do video muito e muito obrigado e também ao homem do track... Quanto á malta já sabem, sempre no TOP. Obrigado "ÍNDIOS DO MONTE SEMPRE"