sábado, 16 de março de 2013

Alto de Quintarei e Vale da Cobra

Já tardava uma visita dos Índios do Monte às terras de Valongo…
A vontade de organizar um passeio mais “esticado” que o habitual levou-nos a alterar o dia semanal de andamento da Tribo para o Sábado, permitindo assim percorrer novos trilhos sem o relógio a condicionar a hora de chegada a casa.
E para um passeio deste calibre, nada melhor do que contar com ilustres companheiros que conhecem bem os terrenos que seriam pisados pelo grupo. Assim, foi com especial regozijo que convidei os amigos bttpinoco para se juntarem a nós de forma a partilhar um dia de puro btt.
A chegada à Nacional 14 fez coincidir a Tribo de 13 elementos que saiu de Aldeia Nova com os convidados que partiram de Delães, apenas dois (Domingos e Careca) que nos acompanharam até ao Alto de Quintarei.
Os primeiros trilhos percorridos no monte, desde a Trofa até ao Aeródromo de Vilar de Luz, trouxeram-nos demasiada lama e uma avaria que obrigou a paragem forçada para substituição da bike afetada. Retomado o andamento, foi com imenso agrado que o grupo desfrutou de trilhos diversificados, com as subidas e as descidas a alternarem constantemente até à chegada ao Alto de Quintarei, com paisagens a justificarem em pleno a escolha desta zona como cenário deste passeio.
O trajeto de regresso a casa tinha o Vale da Cobra como ponto de passagem obrigatória e, apesar do desgaste e destruição das pontes que embelezavam esta zona, deu para averiguar os encantos destes trilhos que envolvem o Rio Ferreira.
Seguindo em direcção a Santo Tirso, passando pela Agrela, a variedade do terreno proporcionou um pouco de tudo: descidas rápidas ou mais técnicas, subidas intensas e outras mais íngremes a obrigarem a trepar a pé ou mesmo pedalar em trilhos de água corrida…
Unanimemente, este passeio foi classificado com nota máxima, tanto pelo convívio entre todos como pela dureza e intensidade dos 70 quilómetros do percurso.


Fotos de Nuno Moreira, Hugo Couto e Domingos Gouveia (bttpinoco)

4 comentários:

NUNO MOREIRA disse...

MAIS UM PASSEIO MEMORAVEL NO MEU ENTENDER, AS COMPANHIAS EXCELENTES, OU SEJA UM DIA BEM PASSADO. ABRAÇO

Agostinho Penouço disse...

ola malta ainda nao vi as fotos mas acho que nao preciso de as ver.
passeio espectacular.o meu obrigado ao domingos e ao careca do bttpinoco por nos ter acompanhado até ao pinoco zz.
jose carlos fico a aguardar a tua presença no proximo passeio.
para os indios que nao puderam ir que venham na proxima porque assim tenho de levar mais nitro mee zz.
vamos falar de coisas serias no final estava um bocado fatigado parecia o gatinho a lamber os oculos zz.
securas , gusto e o duro da perna partida que recuperem rapido a vossa presença no grupo é sempre importante.pessoal vamos la comentar nem que seja um ola.
vou ver as fotos e depois comento mais qualquer coisa méee.
artur porta te bem.

Agostinho Penouço disse...

eu avisei.
depois de falar com o presidente que não conseguia ver as fotos, rapidamente o presidente prestou-se a resolver o problema e é com muito agrado que vos digo.
ESPECTACULAR..
nos somos mesmo duros isto não é para todos zz ..
os montes também ajudaram para que estas fotos ficassem bem.
os meus parabéns a todos.
coelho já podes.

frances disse...

Não participei nestes dois ultimos passeios porque tive uma rutura muscular,vou tentar dar umas pedaladas no proximo domingo.Abraco para todos.