domingo, 3 de junho de 2012

Monte de Airó - Treino acutilante

«Desde o Outeiro do Crasto até à Ponte do Luão, cem pipas de ouro estão.» Este ditado popular, passado de boca em boca, crêem uns que se refere aos tesouros romanos escondidos nas minas de ouro que existiam no monte de Airó, e outros que se refere à fama do precioso vinho verde que ali se produzia.

http://www.airo.maisbarcelos.pt/?vpath=/inicio/a_freguesia/historia/

Há mais de dois anos que aspirava dar a conhecer aos Índios do Monte os trilhos de Airó (Barcelos); finalmente concretizamos um plano que começou a ser posto em prática pouco depois das 7 horas da manhã deste Domingo.
A primeira batalha passava por combater o piso negro do asfalto que nos levou desde Aldeia Nova até deixarmos o concelho de Famalicão em direção a Tebosa (Braga); cerca de 18 quilómetros a moer em grande ritmo pela estrada.
Com os músculos a pedir monte, começaram a aparecer os primeiros trilhos e as primeiras subidas para adoçar os apetites da Tribo. E por volta do trigésimo quilómetro atingimos o cimo do Monte de Airó, onde as paisagens do vale do Cávado puderam ser devidamente comtempladas por todos. De seguida foi “botar fio” pelo monte abaixo para voltar a enfrentar as estradas de regresso a casa.
E como rescaldo, fica o registo impressionante de termos percorrido nesta manhã mais de 60 quilómetros, o que constituiu também um treino acutilante em vésperas dos Indios do Monte realizarem o mega-passeio até Fátima.

Fotos by Nuno Moreira

3 comentários:

jorge coelho disse...

Amigos como sempre sou o primeiro a comentar.

Como todos se perceberam, eu nunca comentei sobre o passeio a fatima. Já que existião duas hipótese, uma a Santiago de Compostela, com um grupo de amigos com quem eu costume ir todos os anos. E a fatima, com o grupo dos índios do monte, com quem eu ando todas as semanas. Isto deu me muitas dores de cabeça, mas fiquei contente, afinal tenho amigos, o meu obrigado.

Quero agradecer á minha esposa, já que foi ela a decidir as minhas duvidas.

Penouço, vais ter que pagar me o almoço!!!

Agora tudo dicidido, bora, bora.

Agora amigos é só curtir!!! Fatima espera por nós.

ATÉ QUINTA FEIRA,
ÁS CINCO E TRINTA

já agora vai haver bar aberto Nuno?


Abraço.

NUNO MOREIRA disse...

O PASSEIO FOI EXCELENTE, SEM DUVIDA QUE VALEU A PENA POR A PÉ MAIS CEDO. COELHO NÃO VAI HAVER BAR ABERTO O PAIS ESTÁ EM CRISE TEMOS DE NOS CONTER. "NÃO FALAR" ATÉ QUINTA, ABRAÇO

jorge coelho disse...

COMENTÁRIOS NÃO HÁ????????????