domingo, 18 de dezembro de 2011

Tougues, Touguinha e Touguinhó, Parada, Bagunte e Ferreiró

O título desta crónica, da autoria do Capitão Freitas, podia perfeitamente definir este passeio. Mas não chega…

Num registo de 53 quilómetros percorridos surgem naturalmente muitos pormenores que justificam um desenvolvimento mais alargado desta narrativa.
A começar, importa desde já destacar a ausência de muitos Índios do Monte nesta jornada. Apenas sete elementos, acompanhados de dois convidados que esporadicamente nos honram com a sua companhia, desafiaram a manhã gélida deste período festivo e concentraram-se no ponto de encontro habitual da Tribo. A sugestão do trajeto surgiu imediatamente com um “vamos fazer o que não foi feito a semana passada…”!
As primeiras pedaladas tinham como destino a Balazar, e sob a orientação do Carneiro acabamos por ziguezaguear por Fradelos onde fez questão de fazer uma visita guiada por ruas da sua jurisdição. Na passagem de freguesia fomos acompanhados por um elemento canídeo que entretanto se amedrontou…
Este passeio enaltece sobretudo algumas imagens das paisagens vislumbradas que dariam para ilustrar belos postais. As pontes de características românicas de Arcos, Touguinhó e D. Zameiro são exemplos que mereceram alguma atenção. O Rio Este e o Rio Ave serviram diversas vezes de companhia ao grupo que se deliciava com o ritmo das pedaladas e com a variação de trilhos percorridos. No final a opinião foi unânime em considerar que valeu a pena o sacrifício de despertar cedo num Domingo bastante frio para fazer btt.



13 comentários:

Anónimo disse...

o titulo da crónica promete!!!

já agora sugeria para o passeio de Natal as 08:30.

carneiro disse...

Foi muito fixe...

jorge coelho disse...

Olá amigos índios, sobre o passeio de domingo não comento já que não fui convidado para o passeio!!! Como vocês sabem eu á 15 dias que não ando de Bicicleta, mas desafio os índios, mais duros a andar no dia 24 de Dezembro na parte de manhã. Então somos duros ou não? Aguardo noticias. Abraço.

Artur Santos disse...

Ao "Anónimo" e ao "jorge coelho"
(e já agora, para todos):

O programa para Sábado ficou definido ontem de manhã!

jorge coelho disse...

Desejo um bom Natal,a todos os índios a famílias.(Os índios para mim,são uma segunda família)eu vou para o frio, para a chuva, para o calor ou para Santiago de Compostela durante 3 dias, porque sinto uma autentica família. É um privilégio pertencer a este magnifico grupo de homens e uma mulher.
Balanço de 2011,mais que positivo.
2012, que seja igual ou melhor do que 2011.
VOCÊS SÃO OS MAIORES.
Obrigado por estes momentos de prazer, que vocês me dão durante o ano.Já agora quero agradecer á minha família verdadeira a força que me dão durante o ano.OBRIGADO A TODOS.

jorge coelho disse...

S. Presidente,eu não estive presente nessa reunião, mas obrigado, pela atenção.Abraço.

visitante disse...

acho que os indios estao a ficar mais fracos, tem medo do frio e querem sair a meio da manhã.
cada vez há menos duros nos indios do monte

Agostinho Penouço disse...

ola malta , nem vou responder ao visitante, porque mais uma vez digo as palavras que escrevemos é aquilo que passamos no monte todo o resto é paisagem , coelho estou contigo , tambem tenho que agradecer a minha familia de me ter apoiado de andar de bike com os indios do monte , porque realmente a que enaltecer a nossa equipa somos mesmo DUROS e para os que nao foram domingo foram duros no São José zzz infelizmente tenho que me preparar para o dia 28 de janeiro mas vou ter de pedalar. para mim ja se torna um prazer ter de pedalar com o grupo magnifico que somos coelho ja não tenho mais palavras mas pelo menos escrevo no blogue zz Artur se tiveres novidades avisa é que a malta apesar de nao aparecer aparece quanto menos se espera pode ser um noturno sem 1906 devia ser espectacular.

ok

NUNOMOREIRA disse...

O PASSEIO DE DOMINGO FOI ESPETACULAR E INESQUECIVEL. A TODOS OS INDIOS DO MONTE E FAMILIAS UM SANTO E FELIZ NATAL.
"Ó MAY LOW" SÓ PARA OS DUROS

mantorras disse...

Boas malta. Antes de mais nada era bom perceber o que se passou este domingo para aparecerem tão poucos indios em relação ao costume, será que tiveram medo da branca de neve :-) :-) pois desde já vos digo que perderam um belo, magnifico, deslumbrante passeio como foi a minha estreia por estes trilhos, fiquei deslumbrado com as belas paisagens só ficando atrás das grandes serras do gerês e alvão, não esquecendo o monte pilar :-) ficou a ser sem duvida o meu passeio preferido e de eleição aqui pelas nossas redondezas mais próximas, e em termos de andamento também, durinho e puxadindo sempre em média alta rotação mas não deixando de desfrutar das belas paisagens. Para terminar queria deixar as rápidas melhoras ao nosso amigo coelho, decerteza ficará bom rápido pois ele é bravo ;-) e desejar um BOM NATAL e BOAS FESTAS para todos os indios e familiares, para quem aparecer no sábado ainda as desejo pessoalmente pois eu lá estarei :-) Até sábado malta. Abraço

augusto asterix disse...

embora nao tenha participado no ultimo passeio,foi de certeza espectacular.ja conheço o percurso e sei que e do melhor que ha.infelizmente agora estou um bocado condicionado ao fim de semana,a minha esposa trabalha ao fim de semana.e como tenho dois filhos menores tenho que olhar pelo bem estar deles.mas vou arranjar uma soluçao para vos poder acompanhar o maior numero de vezes possivel.infelizmente neste sabado ainda nao vou poder participar.de qualquer maneira um bom passeio para quem poder participar.desejo um bom natal para todos,com muita saude e alegria tambem.

carneiro disse...

Como já disse atrás o passeio de domingo foi magnifico, um dos melhores em que participei aqui pelas nossas "bandas". Podemos repeti lo mais vezes, não à crise:-).
Aos indios que se encontram em faze de recuperação as rapidas melhoras e voltem depressa.
Aos que não poderem participar no passeio de amanha, um Bom Natal com muita alegria assim como para as suas respetivas familias.

Noémia e Paulo disse...

Com muita pena não podemos participar nestas saídas natalícias e desejar pessoalmente a todos os INDIOS um santo e feliz Natal na companhia de quem vos é mais querido. Para além disso gostariamos de vos agradecer os presentes que nos deram ao longo de todo o ano de 2011, a vossa companhia, amizade e apoio por rotas e trilhos que jamais esqueceremos.
Votos de Festas Felizes destes vossos amigos, Noémia e Paulo.