sábado, 17 de setembro de 2011

Senhora da Graça e Serra do Alvão

Entre todas as palavras que eu possa utilizar daqui até ao fim desta crónica, estou certo de que nenhuma fará a devida justiça sobre a excelência deste passeio...

Ainda o sol dormia quando o grupo começou a formar-se junto ao Ninho dos Índios. A mítica subida da Senhora da Graça (ícone do panorama ciclístico nacional, no Monte Farinha) e a esplendorosa Serra do Alvão eram motivo mais que suficiente para obrigar a tribo a madrugar.

Após os necessários reajustamentos na logística deste evento, o grupo rumou até Mondim de Basto para cumprir todas as etapas previstas. E foi com as expetativas ao rubro que os 17 elementos treparam o Monte Farinha, estonteante e magnífico cone montanhoso que culmina ao fim de cerca de 900 metros de altitude no Santuário de Nossa Senhora da Graça.

A pausa necessária para o primeiro reforço de energias serviu também para que o grupo pudesse comtemplar as belas paisagens circundantes, e absorver todo o simbolismo daquela etapa. Pouco depois, todos os elementos do pelotão desciam a grande velocidade para se embrenharem nas entranhas do monte, onde a singularidade dos trilhos e dos cenários proporcionavam verdadeiro deslumbre entre todos os participantes.

As dificuldades que a incursão pela Serra do Alvão fomentou foram atenuadas pelo abençoado aparecimento de uma carrinha de venda ambulante de gelados, para gaudio da tribo… Foi um pequeno bónus a anteceder uma penosa subida ao alto da serra. Após a paragem obrigatória para o lanche reforçado, em substituição do almoço, o grupo percorreu quilómetros de terreno acompanhando as eólicas que “florescem” naquela serra, numa comunhão bem conseguida com a Natureza.

Um dos pontos de referência deste passeio foi alcançado em pleno Parque Nacional do Alvão, a Cascata das Fisgas do Ermelo (uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa). Indubitavelmente, este complexo montanhoso impõe imenso respeito a todos que ousam dar uma espreitadela…

Apesar de alguma dureza própria de um grande evento, o estado anímico no fim deste passeio refletia o regozijo e orgulho pelos quase 80 quilómetros pedalados numa jornada com o melhor que o btt proporciona: natureza, aventura, multiplicidade, diversão e companheirismo!





21 comentários:

PAULO CARRIÇO disse...

SOFRIDO MAS MUITO BOM...CARREGA Aì....

frances disse...

Muito duro mas inesquecível,brilhante.

NUNOMOREIRA disse...

NÃO ACREDITO QUE ALGUEM NO GRUPO VÁ ALGUM DIA DIZER QUE NÃO GOSTOU DESTE MARAVILHOSO PASSEIO, DE CERTEZA QUE ESTÃO COM AGUA NA BOCA E A DIZER JÁ FAZIA OUTRO IGUAL...!!!!! ISTO SIM É SÓ PARA DUROS.

carneiro disse...

Concordo com o Nuno, o passeio foi do melhor, venham mais como este e está provado que todos os que vestem a camisola dos Indios são DUROS mesmo DUROSSSSS!!!

frances disse...

Então Coelho,não comentas o passeio desta semana?Abraços para todos os Índios.

Miguel Pinho disse...

Simplesmente sem palavras...!!!!!!!!!!!!!!!

Foi muito duro, sem duvida alguma, mas valeu muito a pena o esforço.
Foi um passeio magnifico, espero por muitos destes na vossa companhia

Abraço a todos os Índios
Índios do Monte 4EVER

fruitas disse...

parabens a todos
foram guerreros e destaco o frança pela sua braveza e coragem e o sr paulo carriço alem d estar parado fez ver a mts duros do grupo o q e ser duro ate ao dia 2outubro porque vou atacar os 5cumes ate la abraços

NUNOMOREIRA disse...

SERÁ QUE O COELHO ENTROU PARA A CASA DOS SEGREDOS? ENTÃO COELHO ESTE BLOG SEM OS TEUS COMENTÁRIOS NÃO É A MESMA COISA BORA-LÁ

sabe-tudo disse...

Nuno, o coelho meteu-se a andar no tapete rolante novo e agora não sabe como desligar a máquina...

Agostinho Penouço disse...

ola malta , o passeio foi espectacular , todos estao de parabens , tivemos momentos que mais tarde vamos recordar, os cameramen estao de parabens porque as fotos estao espectaculares , parabens ao homem dos gelados e para as meninas que foram duras de certeza os meus parabens porque´tudo na vida custa dar o primeiro passo depois vem tudo por acrescimo, tambem foste duras.
frança nao tenho mais palabras mas acho que o coelho esta é andar de bicicleta fixa zzz ou no tapete rolante é que ele esta tao gordo que até nem suou na sobida ao monte da graça, coelhini filipini comentini , artur qualquer dia vou retirar-te os cristais. malta parabens a todos e acho que com o espirito de equipa vamos a qualquer parte , abraço.

jo disse...

Bem já passa da meia noite, mas eu tenho que fazer o meu comentário.
Depões de ver os comentários dos meus colega, eu vou responder!!! não foi a tapete rolante,eu sei bem como se para, não fui para a casa dos segredos, porque só ia com o equipamento dos índios do monte, nem foi por estar gordo que não soei ao fazer a S. da Graça, mas sim porque gripei ao fazer aquele monte com muito vento.
O passeio, não á palavra para descrever tal dia.
Houve brincadeira,boa disposição,muito espírito de ajuda, alguma fome e poucas avarias.Por esse motivo eu digo, viva os índios do monte. Obrigado aos fotógrafos e câmara mene.
Abraço, para todos.

jorge coelho disse...

JO, é o Jorge coelho.

joao disse...

ora bem quanto ao passeio teve tanto de bonito como de duro por isso valeu,os parabens vão para todos mas o vasco tb mereçe uma atenção especial porque o ciclista está habituado á estrada e mostrou garra no monte , por isso um bem haja, quanto ao coelho acho que aquilo não foi do frio mas sim da falta de oleo porque como ele diz "gripou" talvez tenha sentido falta do oleo "muralhas" eeheh abraço e as melhoras rapidas ,quanto á fotoreportagem ,do melhor como sempre ....obrigado "presidente"pelo belo track.inté dimanche como diz monsier françês

Artur Santos disse...

Amigos,
Obrigado pelo fantástico companheirismo e entre-ajuda! É fácil trabalhar com um grupo assim!

Coelho, cuida-te e não te desleixes com a tua saúde! As melhoras para ti...

E finalmente já está disponível o novo vídeo deste passeio. Vale a pena ver até ao fim!

Abraço

jorge coelho disse...

Até hoje, ainda não sei onde se encontra a minha bike.
Quem,a encontra me liga!!!!!!!
Amigos, nos somos os maiores, o resto é paisagem.Abraço.

Agostinho Penouço disse...

Jo coelho afinal nao es DURO zzzz precisas de lubrificaçao, nao estou a perceber.esperimenta outro tipo de suadouro a ver se nao passa essa constipaçao z porta-te bem e até domingo. artur prepara um trek duro para tirar constipaçoes tipo 1906 pode ser nao ou uns carvalhos abaixo zz
abraço.

Hugo Couto disse...

Boa noiteeeeee, a todos Indios e Indias,
sobre este passeio, tenho a dizer que foi muito porreiro, tanto no inicio, meio e fim.
E como alguém disse, " ISTO É PARA QUEM PODE E NÃO PARA QUEM QUER".
Pessoal á que fazer uns treinos à semana para lubrificar as dobradiças. Mais uma coisita, vou processar o gajo que filmou a queda controlada ao desecer o monte, porque a Lei diz, que para exibir fotos ou filmes de uma x pessoa, tem que se pedir auturização. O meu advogado entrará em contacto.
Sem mais boa noite para todos........

Artur Santos disse...

Senhor Hugo Couto,
o artigo 4, alínea b do Regulamento Interno dos Índios do Monte diz que "qualquer elemento que vista o equipamento deste grupo está automaticamente a ceder a sua imagem à Tribo, a não ser que o expresse por escrito decisão contrária..."

Senhor Jorge Coelho,
a tua bicicleta enconra-se em casa do seu vizinho, membro desta Tribo.

Abraço

NUNOMOREIRA disse...

"SR." HUGO ANTES DA QUEDA LEVANTAS-TE O BRAÇO. NA MINHA INGENUA ATENÇÃO PERCEBI O GESTO E PENSEI, BEM DEVE SER PARA FILMAR, OK, VAMOS LÁ COM TODO O RESPEITO E AINDA BEM QUE NÃO TE MAGOAS-TE DÁ SEMPRE UM CERTO BRILHO ÁS FILMAGENS. ABRAÇO

Agostinho Penouço disse...

nuno tiveste sorte porque se ele tivesse a roupa no estendal era pior zzzzzz espectaculo
hugo es duro vê la se nao cais outra vez de qzzz
abraço e até domingo

Miguel Pinho disse...

ÍNDIOS só para avisar que amanhã já vou de burra nova...agora ninguém me segura...kakakakaka