domingo, 11 de setembro de 2011

Pelos esconderijos do Rei D. Miguel

Na semana que precede o nosso passeio até terras de Basto, resolvi promover um treino ligeiramente mais forte que o costume, numa ótica de melhoria gradual da forma física da tribo. É com natural regozijo que constato neste momento a concretização dos objetivos propostos.

Com um plano devidamente delineado, os Índios do Monte deixaram o Ninho pedalando pelo asfalto até à cidade de Famalicão. O Parque de Sinçães, amplo espaço relvado com árvores e zona de lazer da cidade, onde também se situa a Casa das Artes, assinalava o início do trajeto no GPS. Alguns quilómetros depois, o grupo lograva chegar ao ponto alto desta jornada: o Penedo das Letras, em S. Pedro de Oliveira.

Do seu património destaque para o 'Penedo das Letras', que inspirou ao longo de tempos lendas e narrativas de amores proibidos. Diz-se que ali se refugiava o Rei D. Miguel para se esquecer dos conflitos com a sua mãe. Porém, o povo sempre afirmou que o rei vinha ao Penedo das letras para cortejar uma moça da terra.
Ao lado do penedo existe um cruzeiro da Independência que evoca as datas de 1140, 1640 e 1940 e um outro com a seguinte inscrição: 'Veio e subiu a estas pedras sua majestade o Sr. D. Miguel I". (in Wikipedia)


O regresso a casa, com passagem pelo Monte de Airão, decorreu de forma célere, com o grupo a assinalar no Ninho dos Índios a comemoração de mais um Aniversário de um elemento (Parabéns Amigo Fruitas!)



23 comentários:

Artur Santos disse...

Depois deste treininho há que pensar já no próximo passeio...

Algumas dicas para sábado:
- Perspetivas de um GRANDE PASSEIO com bom tempo (no entanto, na Serra ao Alvão costuma estar muito frio)
- O transporte fica “cada um por si…”
- Saída do Ninho às 6:30H e chegada prevista para o fim da tarde
- Convém levar mochila com lanche reforçado (almoçamos algures no monte…)
- Levar muda de roupa (evita-se sujar os estofos dos carros, no regresso)
- Levar máquina fotográfica (quem puder...)

Rotunda... disse...

Foi um miminho!
Coelho estás muito lento, ou estavas a jantar ?

jorge coelho disse...

S. Presidente!!!
Artur, não sabia que também eras poeta, muito bem, além de ser o nosso mentor e organizador, és a nossa alma gémea.De minha parte e do resto do grupo o nosso obrigado, sem ti não seria a mesma coisa.
Se falhar o meu transporte habitual,das-me boleia no teu carro, que achas Nuno?
Se for preciso até levo o fato de casamento!!! para não sujar o teu automóvel.
Ao rotunda, eu ando bem é a subir por isso aparece, eu sou duro!. Mas quem é o rotunda???Abraço para todos.
Sábado lá estarei ás 6 horas, se estiver lá alguém claro.
Paulo, tu vais?

frances disse...

Parabéns Fruitas por mais um aniversário,espero que contes muitos mais na nossa tribo.Abraço.

Hugo Couto disse...

Boas, foi com tristeza que fiquei por terra no domingo, mas virão dias melhores e eu ficarei bem, fora este azar, no sabado que virá eu irei levar a minha carrinha por isso quem quiser pode levar lá as bikes até ficar cheia. até sabado seus indiossssss

jorge coelho disse...

Hugo, uma será a minha!Obrigado.
Mantorras, estás melhor das pernas?
Não digam que eu faço muitos comentários...

NUNOMOREIRA disse...

MAIS UM PASSEIO DURINHO,ACHO EU QUE SUA MAJESTADE O REI D. MIGUEL NÃO IRIA AGUENTAR TANTO! COELHO POR MIM TÁS A VONTADE, PORTAS-TE BEM? OU TENHO K TE LEVAR A CADEIRINHA...!!! AO AMIGO "FRUITAS" MAIS UMA VEZ MUITOS PARABÉNS. ABRAÇOS A TODOS OS INDIOS OU NÃO...!!!

Agostinho Penouço disse...

ola pessoal é com alegria que dou as boas vindas a todos os indios nao pude participar mas sei que vos estivestes duros como o aço e nao tenho duvida que sabado vamos estar em grande , coelho nao tenhas medo do rotunda ele no sabado se for duro tem de trepar muito e ai sim vamos ver as cabritas e os pastores zz mas aconselho profundamente de reforçar a roupa e cerveja é claro nao esquecendo os panados e o fogao zz agora fora de brincadeiras da ultima vez que fui la o artur adoeceu é que no topo da montanha tem neve e convem levar reforço 1906 malta ate sabado e coelho nao tenhas medo eu levo a minha comigo zz 1906

Rotunda... disse...

Coelho, não viste o outro artista que não sabe fazer rotundas?

Pensei que irias ser o primeiro a fazer um comentário, mas chegas-te tarde. Se for preciso eu arranjo umas amigas jeitosas (tenrinhas) para vir aqui trocar uns comentários contigo, que dizes?

Quanto a sábado, gostava imenso de puder ir, mas não sei se haverá lugar para mim e por uma questão de ética só irei se todos os outros que queiram ir tiverem lugar e sobrar espaço para mim, caso contrário fica para a próxima...

beijinhos
renato

carneiro disse...

Olá a todos!!!
Antes de mais parabens ao Fruitas por mais um aniversário!!!
Eu posso levar mais uma pessoa comigo e se houver lugar para a minha bike na carrinha do Hugo posso levar mais alguem

Artur Santos disse...

Oh Sôr Jorge Coelho: "alma gémea"???
Eu não alinho nessas misturas manhosas...
Quanto à boleia ficas à vontade, podes ir no Juke.

Renato, é claro que podes ir connosco no Sábado!
Tens acompanhado a Tribo de forma assídua nas últimas semanas, por isso mereces este passeio!

A minha machine fotográfica avariou mesmo. Por sorte a garantia acaba na próxima semana!

Anónimo disse...

COELHO qual é o PAULO que tens tantas saudades...

Anónimo disse...

O Paulo carriço vai...

Paulo Magalhães disse...

Olá a todos.
Antes de mais, PARABENS Fruitas, é com alegria que saúdo o teu aniversário, espero que continues a contar muitos na companhia de toda a Tribo.
Coelho, eu e a Noémia vamos, mas se puderes ir no Juke, Eu levo o Miguel e as nossas 3 Bikes.
Ficando mais espaço na carrinha do Hugo.
Se hover espaço na Carrinha do Hugo para as nossas Bikes é com todo o gosto que te levo no RAV.
Para já fico a aguardar o feedback da malta.
Um abraço
Paulo Magalhães

Coelhinho disse...

Coelhinho se eu fosse como tu tirava a mão da boca e................... trepava a senhora da graça NU!

jorge coelho disse...

Por esta semana não faço mais comentários,
estão todos a meter comigo,o ((coelho)).
Sábado, falo sobre todas as conversas escritas no Blog desta semana.
Carneiro, sábado aparece, depois vesse a melhor forma do transporte.abraço.

Renato João disse...

Sr. Jorge Coelho não se deixe desestabilizar pelos comentários de outrem, pois o objectivo é mesmo esse!

Vou aparecer no sábado se houver lugar embarco, caso contrário vou dar uma voltinha ( se fosse domingo ia até à feirinha x) ):)

Renato João disse...

Hugo, domingo lá estarei então, desde ja obrigadão, abraço!

Deixei o telemovel em famalicao e estou em braga a minha irma é que me avisou que tinhas mandado mensagem!!

Agostinho Penouço disse...

renato nao te preocupes o teu lugar esta assegurado, coelho nao te esqueças de levar o frango estufado depois até o comemos o frango zzz eu levo a 1906 ok
frances fala com o petie e com o paulo carriço , temos de ser duros. o homem da folha de eucalipto nao a noticias dele. esta é uma prova para duros.
nao se esqueçam levem reforço para o corpo e para quando chegarmos no final.
abraço e até sabado as 6 horas
renato o passeio é sabado e nao domingo , nao te confundas.

jorge coelho disse...

Penouços, eu levo o arroz cabidela já feito e também levo vinho (gazela)!!!!!!
tu não leves muita comida, senão estraga-se
Renato, o desfile dos índios é no sábado.
Abraço e muita força para sábado.

Mantorras disse...

Boas noites para a malta... como tinha dito no próximo sábado não poderei marcar presença, mas para a semana domingo lá estarei. Coelho obrigado pela preocupação, estou bem e daqui a nada estarei bem melhor fisicamente. A toda a malta que vai participar no sábado na volta mostrem de que são feitos os índios. Abraço e cumprimentos a todos.

Manuel Anselmo disse...

Boa tarde malta, por muita pena minha amanhã não poderei estar presente no passeio por razões profissionais!

Hugo Couto Durooooooooo disse...

Não sei quem teve a ideia de dizer ao coelho para ele tirar a roupa e ficar em pêlo, agora vou ter que levar os oculos 3D para ver se consigo ter a visão de alguma coisa...mas não vai ser nada que não se aguente, não é "kui" "kui" "kui".