sábado, 25 de junho de 2011

Santiago de Compostela - Caminho da Costa

“Não passes pelo Caminho; deixa antes que o Caminho passe por ti…”

O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo São Tiago (ou Santiago), na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.
Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela, Espanha, desde o século IX. Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão entroncar aos caminhos espanhóis, encontrando-se sinalizados por setas de cor amarela, no chão, muros, pedra, postes, árvores, estradas, marcos de granito ou concreto, e outros. Como regra, passam sempre em frente à igreja mais importante da cidade.

No ano passado, 11 Índios do Monte percorreram o Caminho Medieval Português.
O objectivo para 2011 passava por percorrer outra variante do Caminho e reforçar o número de peregrinos.

Assim, nesta quinta-feira, 23 de Junho, 19 Índios do Monte, munidos com a Credencial do Peregrino, deixaram as respectivas localidades (Ribeirão, Fradelos e Vila das Aves) e por voltas das 6 da manhã já pedalavam em direcção a S. Pedro de Rates para intersectar as primeiras setas amarelas que nos conduziriam pelo Caminho da Costa. E à medida que os quilómetros ficavam para trás, a Tribo saciava-se com a diversidade de trilhos e atravessava campos, montes, aldeias e cidades. Neste primeiro dia, o destaque vai para os belos trilhos na zona do Rio Neiva no intervalo das passagens por Fão, Esposende (pequeno-almoço) e Viana do Castelo (almoço). De tarde passámos por Caminha, Vila Nova de Cerveira e chegámos a Valença do Minho ao início da noite com 120 quilómetros contabilizados. Nesta cidade pernoitámos no Albergue de S. Teotónio, que ficou sobrelotado com a nossa presença e obrigou alguns elementos a improvisar camas no chão da sala de estar.

Aos primeiros raios de Sol de sexta-feira, 24 de Junho, o grupo já atravessara a Ponte Internacional e deixara Portugal, percorrendo as artérias da cidade de Tui, onde a imponente Catedral patrocinou o primeiro carimbo além-fronteiras. Sem muitas demoras, os Índios atravessaram bosques frescos de paisagens singulares, sofreram com a atmosfera quente que raiava no asfalto negro que teimava aparecer e regozijaram-se com as etapas conquistadas. Porriño e Redondela foram cidades que nos acolheram com pequenas paragens para reforço de energias (e de líquidos!) antes do almoço. À tarde, paragem obrigatória em Pontevedra, numa esplanada reconhecida do ano passado. Serpenteando entre campos, o grupo concluiu o percurso planeado para este segundo dia e chegou a Caldas de Reyes ao fim da tarde. Nesta hospitaleira localidade, festejava-se também o S. João e o albergue já se encontrava lotado. A solução passou por pernoitar num hotel, com excelentes condições e que permitiu um descanso rejuvenescedor para todos.

Sábado, 25 de Junho – Os Índios do Monte chegaram a Santiago de Compostela ao fim da manhã, debaixo de um calar abrasador, com um total de 250 quilómetros percorridos…
Após obter a “Compostela” (diploma de peregrino), o grupo de 18(!) peregrinos deliciou-se com as imagens intensas que nos rodeavam, envolvidos na atmosfera única que reina nesta cidade.
Depois de almoçar, o relógio obrigou o grupo a atalhar para o comboio, de forma a retomar o caminho de casa numa viagem repleta de momentos divertidos e narrações cruzadas dos diversos acontecimentos decorridos nestes 3 dias. Já na Trofa, por volta das nove e meia da noite, o grupo rumou a pé até à sede dos Índios do Monte (Aldeia Nova – Ribeirão).

Domingo, 26 de Junho, 11:20h – Encontrava-me junto ao Ninho dos Índios, com outros companheiros de viagem, quando chegou o décimo nono peregrino, oriundo de Santiago com 500 quilómetros percorridos de bicicleta: bravo Amigo!

PS: Não me é possível descrever aqui tudo o que aconteceu nestes dias, as sensações vividas, as inúmeras demonstrações de alegria, o grandioso espírito de entreajuda e tudo, tudo, tudo…
Por isso... Obrigado por tudo e Parabéns a todos nós!

Fotos by Artur Santos


Fotos by Nuno Moreira & João Silva



Vídeo (captura de imagens by Nando "Fruitas")


Vídeo (captura de imagens by Artur Santos & Nuno Moreira)


MAIS FOTOS e VIDEOS em breve...

40 comentários:

carneiro disse...

Excelente a narração do que se passou nesta ida a Santiago... Parabéns Artur!!!
Adorei foi simplesmente FANTÁSTICO, e como diz o Artur e muito bem, PARABÉNS a todos NÓS e para o ano cá estaremos mais fortes ainda e com o mesmo espírito que nos caracteriza para voltar a repetir a façanha.
Sinto um enorme orgulho em pertencer a esta tribo Fantástica!!!!!
Um forte abraço!!!

Nel disse...

Parabéns pela crónica Artur, eu não saberia o que dizer ou por onde começar, são tantas as memorias, são tantas as coisas que há para contar, desde o sofrimento das subidas à emoção de chegar a Santiago e sobretudo da camaradagem que existe neste grupo de amigos. Mais que um grupo de pessoas que se juntam para andar de bicicleta, somos um grupo de amigos sempre prontos a ajudar. Tal como o Carneiro disse, sinto um orgulho enorme em pertencer a esta tribo e orgulho-me de dizer que sou um índio do Monte.

Parabéns a todos nós!!!

Fruitas és o maior :D:D:D:D 500km e 4 dias a pedalar é obra!!!!

Um obrigado ao pessoal das máquinas fotográficas, graças a vós podemos ter o registo de praticamente toda a viagem. Não é nada fácil a vida de fotografo bttista. Venham daí as fotos e os vídeos, estou ansioso por ver :)

Um obrigado a todos, uns por umas coisas, outras por outras, todos ajudamos em algo e a prova disso é que todos lá chegamos!

Um grande abraço e domingo la estarei. Sem alforges,uiiii, as subidas vão parecer descidas :)

Artur disse...

Boas Amigos,

A reportagem completa ainda vai demorar…
Tive de comprar mais espaço à Google para poder publicar as fotos que tenho na minha máquina (e são 1016 !!!!!!!!), aguardo que me avisem quando terei o espaço disponível.

Também já estou a editar os vídeos do Fruitas, faltam-me as fotos/vídeos dos restantes “repórteres de serviço”…

Há que ter paciência!

fruitas disse...

parabens sr.presidente e sinal q todos os dias a noite o nosso indio chefe teve de trabalhar arduamente para nao passar nada em branco e em situaçoes adversas..--obrigado nel mas nao e obra nenhuma se a vida me dexar eu vou aumentar sempre a parada e vai ser ja no proximo mez 24h em cima dele q dizem ..''''€€§§§§££

frances disse...

Não me vou alongar muito nos comentários,foi simplesmente FAAAAAAANTÁAAAAAAAASTIIIIIIICOOOOOOO.Um agradecimento especial aos reporters de serviço,fizeram um trabalho notavel.Amigos ÍNDIOS até domingo.

Miguel Pinho disse...

Lindo, Lindo, Lindo...
Haveria muito para comentar aqui, mas esta experiência ficará marcada nas memórias de cada um de nós.
Foram 3 dias fantásticos, apesar de algumas adversidades a que o grupo responde logo com prontidão.
PENOUÇO quando dizes " EU SOU DURO " não é da boca para fora, és mesmo DURO.
GUSTO, aquilo não foi nada do que tu e o grupo já fizeram por mim.
Ao resto dos Índios um grande abraço e venham mais destes.
Haja fiambre, haja Buge e bar aberto...:)))))

NUNOMOREIRA disse...

TRES DIAS FANTÁSTICOS E NÃO ADIANTA CONTAR A NINGUEM PORQUE NÃO VÃO ACREDITAR, QUEM FOI SABE, QUEM NÃO FOI VAI CRER IR PARA A PRÓXIMA. OBRIGADO A TODOS OS INDIOS PELA COMPANHIA E POR TÃO ESPECTACULARES MOMENTOS INESQUECIVEIS E TAMBEM A MINHA MULHER E AO MEU FILHO PELA PACIÊNCIA. MUITO OBRIGADOS!!!!!

JORGE COELHO disse...

Amigos, três dias fantásticos, para mais tarde recordar.
Um índio, tem a sorte de ter estes momentos inesquecível, de muita amizade, muita brincadeira e muita harmonia.

De muitas acontecimentos, vou destacar 2, Gosto aquilo do jantar foi uma brincadeira.
Noémia,estás de parabéns, és uma verdadeiro índia do monte.
Aos índios que tiveram trabalho,muito obrigado, este é o nosso lema, AJUDA. ÍNDIO DO MONTE.

A todos os índios o meu obrigado.

PARA O ANO HÁ MAIS?????????

Paulo Magalhães disse...

As Grandes Conquistas sempre foram alcançadas com Luta.
E uma Luta nunca se ganha sozinho.
Esta TRIBO ganhou mais uma batalha, que ficará gravada para sempre nas memórias invioláveis destes ÍNDIOS.
Obrigado por me aceitarem como um dos vossos e me proporcionarem o sabor desta Vitória.

Agostinho Penouço disse...

ola indios, estamos todos de parabéns, miguel o que eu fiz qualquer indio estava preparado para o fazer o meu obrigado em nome de todos os indios eu fiz
em prol do grupo so assim é que somos um grupo unido, este ano tinha em minha mente ficar para trás para ajudar o grupo e tenho a dizer que na parte de trás do pelotao sempre bar aberto e bouge zz o nuno é que é duro eu sei que niguem precisa de saber , agora gostava de saber como se portaram no grupo da frente. no meu entender correu tudo como planeado pelo presidente, freitas o qué que dixestes ? um bem aja a todos e somos mesmo duros se não não chegavamos a santiago.mais uma vez parabens aos 19 indios , fruitas cuidado o excesso de esforço faz mal mas eu sei que o teu pesifico é mais forte estas de parabens.

Artur disse...

Eu nem digo mai'nada...

tou praki a editar fotos e vídeos e ninguém traz uma 1906 zzz...

E depois do Caminho Medieval e Caminho da Costa, os olhos já procuram dados sobre o Caminho do Interior (desde Chaves...)

Bicho disse...

o duro la por isso vai ao sao josé que é ai perto zz

FREITAS disse...

Alguém disse.( Todas as pessoas sorriem no mesmo idioma)Pois eu digo não só sorrimos no mesmo idioma,como brincamos da mesma forma,convivemos com a mesma alegria, e até pedalamos na mesma direção.Parabéns.

Nota.E da forma que o pessoal vinha com gaz(es)no commboio, dá a entender que estáva-mos prontos para outra.

jorge coelho disse...

S. PRESIDENTE,todo o trabalho que é feito nos índios do monte é graças a você, ARTUR.
O texto de Santiago de Compostela, está magnifico.
Em relação aos caminhos de Santiago, por chaves,eu já tenho algumas informação!

ARTUR, 1906 não há em Portugal!!!

Todos serão bem recebidos no ninho dos índios,o nosso lema é ajudar o próximo.

NUNO E PENOUÇOS,PARA 2012, POSSO IR CONVOSCO NO PELOTÃO DE TRÁS???---!!!

ABRAÇO, A TODOS OS ÍNDIOS,DOMINGO LÁ ESTAREI.

jorge coelho disse...

ATENÇÃO,BAR ABERTO!!!!!!!!!!!

penouço disse...

coelho conto contigo, es dos indios que tem mais experiencia a ir a santiago por isso a que ser duro nao sou egoista e acho que o nuno tambem nao é .
abraço

fruitas disse...

boas para os futuros duros do grupo vamos fazer 1 perninha ao 24hbtt junqueira temos q fazer alguma coisa pela nossa camisola nao e so dizermos q somos duros fico a espera de bravos ha equipas de 2 4 la para meio da semana q vem esgota o tempo---..ha ja sabem s nao ouver fortes la terei eu q fazer mais 1 recorde pessoal esta epoca ate domingo

Artur disse...

Alguém sabe do João e do Securas???
Até o Penouço já me entregou as fotos que tirou com a máquina dele (estão todas excelentes!)

Fruitas, Domingo vê-se se alguém alinha nas 24h...

frances disse...

Fruitas eu sou capaz de alinhar na maratona,mas domingo falamos.

NUNOMOREIRA disse...

ATENÇÃO NÃO Á "1906" NEM "1925" PORTANTO BAR ENCERRADO. UM ABRAÇO

JORGE COELHO disse...

Amigos,se algum índio for ao Hélder a Delães,entre em contacto comigo.

Estou há espera dos comentários dos faltosos!

Temos conversa para muito tempo.



BAR ENCERRADO!!!!!!!! ABRAÇO.

Agostinho Penouço disse...

ola fruitas gosto muito da tua atitude e acho que antes de nos inscrevermos deveremos falar com pessoas que vao a maior parte dos fins de semana participar nessa prova que sao a india noémia e o indio sargento paulo z.
agora tenho que te dizer que andar de bik pegou moda e essa moda esta a enxer os cofres de muitos (€) isto é no nosso grupo , falo por mim , tenho uma familia e isso fica despendioso , e tu estas a pensa re o que é que tem haver com isso e eu digo-te é que a reparaçao de uma bike fica cara e por muita bontade que a gente tenha ficamos sempre com o pé atras mas tudo bem so vai quem se sentir com bontade agora pensa comigo existe algum trofeu ou alguma coisa que nos valorize no desenpenho que temos tido ao longo do ano, e mais a nossa vitoria essa sim é participarmos todos e chegar ao fim todos ao mesmo tempo, essa sim é a nossa vitoria, somos duros e ao contrario dos comentarios Bar Aberto e bouge zz , estou a brincar. FRUITAS nao te preocupes porque o presidente ja disse sempre que vamos em equipa temos que soltar um indio e esse és TU , vais ter de ser duro e demostrar ao grupo como a vida de ciclista é dura e se ficares no meio do caminho eu empresto a minha bik para acabares a étapa e nao dubides porque eu sou mesmo duro e (BICHO). somos uma equipa fantastica , abraço se nao fico a escrever a noite toda , gostava muito de umas palavras da india e as minhas desculpas do bouge que nao deveria acontecer, serve de liçao as minhas cinceras desculpas. temos de ser cada vez mais unidos e com trofeus de finalizaçao em equipa.

DURO PENOUÇO disse...

O PÁ esquecime de dizer a minha bike tinha a direcçao partida, entao resolvi de uma vez por todas colocar os pedais de encaixe duplos sem suporte de chinelo zzz vez fruitas ja estou a ficar mais forte e sem medo a nossa é quiope é mesmo dura.
Machado nao fiques com medo podes comentar zzz

Agostinho Penouço disse...

é equipe e nao equiope vou mesmo ficar a falar tioda a noite e sabem porquê , vou vos explicar , estou a ouvir as musicas do filme AVATAR e isso é um ponto de partida para se começar a escrever mas faltava isto:
fruitas, tu és mesmo duro, Machado,tens de ter mais paciência,secura gostei da tua prestaçao,carneiro,tu es bravo conseguistes eu sei foste tu que dissestes, e a massagem,frança comem va tiu je sui tres preocupé es um espectaculo,capitao nao a palavras a moda do capacete vai pegar depois explicas, gosto da tua dança, gusto ouve os mais novos zz,miguel k tal,hugo tu es bicho fste a passear,coelho estas de parabens as cardenciais estao todas carimbadas ,joao como sempre duro ,fruitas so te falta dançar com o duro zz, nel a tua bike é mesmo boa chegou ao fim, quita nao tenho palavras para ti mas estou a escrever, noémia e paulo verdadeiros lideres paulo fizestes mais kms é que tinhas de ir a frente e vir ao BAR zz parabens, NUNO GIGANTE E Não GIANTE , ARTUR desculpa dizer mas enganaste-te nos kms é que eu fiz 250 e tu 300 ago ja sabes porquê , tens um coraçao de indio é fantastico ,e eu é claro so falto eu mas é mentira ANSELMO tenho a dizer-te que nunca comentei com a equipa pelo caminho mas tu ias no grupo acredita até podes estar a rirte e dizer este gajo é maluco mas não a vida tem destas coisa e ha que superarlas so espero que no proximo encontro me deias um abraço a mim e a equipa a serio tu mereces e todos os outros indios que nao poderam participar e é isto vou ficar a falar toda a noite agora chauuu....

joao disse...

boas indios ,estou vivo presidente ,tenho é andado atarefado com cenas aqui em casa e o turno não ajuda a ir ter contigo para entregar as belas imagens de mais uma jorna até S TIAGO "DOS INDIOS" COMPOSTELA. foi uma bela jornada recheada de bons momentos todos foram uns ases da pedaleira e provamos e deixamos marcas nas pedras que pisamos, sei que tambem marcamos o coração de outros peregrinos e já agora se me permitem pediam que dessem em voz ALTA um "urra" ao maquinista que sofreu á espera dos valentes indios que saltaram a cerca para dar de beber aos sequiosos indios eheheheh...Um abraço a todos os duros e á dura india ,foi um exemplo para todos nós, prova superada pronto para outra , agradeço a todos a paciencia para me aturar um bem haja a todos :( nos proximos 2 domingos não posso dar ao crenque o trabalho chama, mas se der domingo vou beber a cola ao ninho UHUHUHUHUUHUHUH INDIOS DO MONTE

frances disse...

Penouço je suis trés bien,parce-que se barrigáte incháte desmancháte.Agora muito a sério até porque trabalhamos muitos anos juntos e tenho que dizer isto: és um grande líder dentro e fora do grupo,é uma honra enorme ter-te como amigo.Abraços para todos e até domingo.

Nel disse...

Já vi as nossas caretas no jornal :D

augusto asterix disse...

tarde mas aqui vai,um muito obrigado a todos por me ajudarem a ter força para mais uma vez ter chegado a santiago.um muito,muito obrigado especial ao miguel,artur,nuno,penouços por a paciencia que tiveram comigo,porque naquela altura estava mesmo em baixo,e devido a ajuda e persistencia deles(a marmelada,wd40.etc.etc)la fui pedalando.mas para o ano estou contigo nuno,so cenas naturais.tipo marmelada,chocolate,1906,1925......!de resto todos estao de parabens.coelho passou-se alguma coisa no jantar,e que ja nao me lembro.agora vo me deliciar a ver as fotos.artur o hugo ja disse alguma coisa do transporte?ate domingo

augusto asterix disse...

obrigado artur ja vi

Artur disse...

Está confirmado:
reportagem sobre os Índios do Monte no Jornal Cidade Hoje (Famalicão) desta semana...
Espero que na próxima semana também haja reportagem no Povofamalicense e OpiniãoPública

JORGE COELHO disse...

Penouços, dá vez aos outros índios falarem!!!
Estás um poeta dos diabos.Brincadeira!
Continuo há espera dos comentários, dos faltosos.
VIVA, OS ÍNDIOS DO MONTE.

Noémia disse...

Olá Indios!
Os Indios da América são um povo que sempre me fascinaram, e ficava sempre muito triste de saber que era uma povoação em vias de extinção. Mal eu sabia que num pequeno monte do norte de Portugal tivesse imigrado e sobrevivido uma tribo, e que um dia eu própria pertenceria a esta tribo. Devo dizer que esta tribo não é uma tribo qualquer, é a mais nobre das tribos: é unida, persistente e divertida mesmo nos momentos mais difíceis -havendo quem se sacrifique pelo bem da tribo-, e tem um grande líder, o nosso xamã que ainda por cima é poeta.
Tudo isto para dizer que é um orgulho pertencer a esta tribo e que ADOREI.... ADOREI... ADOREI... Este percurso até Santiago foi genial, grandioso, senti-me muito bem fisica e psicologicamente e isto graças à vocês todos, são um grupo FANTÁSTICO, é diversão assegurada ao longo de todo o caminho!! Nunca irei esquecer estes momentos e emoções passados nestes 3 dias, e vocês, Indios, estão no meu coração. A lembrança destes momentos maravilhosos só me dá vontade de gritar: "EU SOU UMA ÍNDIA DO MONTE!!"
Obrigada a todos por terem adoptado esta India.
Um Abraço a todos.
P.S: Vou só pedir o nosso xamã para rever a dieta dos indios ou para confecionar um chá de ervas para o caso de voltarem a ficar com muito ar nos intestinos!!! :))))))))

JORGE COELHO disse...

Amigos, toda a gente notou que o bar estava aberto!!!
A todos os membros que tenham espírito, de boa disposição e camaradagem serão bem vindo ao ninho dos índios.
Noémia tu já provaste que és uma verdadeira índia,por esse motivo és bem vinda ao grupo.

Artur disse...

Finalmente o primeiro vídeo ficou on line...
Tenho outro em lista de espera para a net...

Cara índia do monte, antes de mais agradeço os termos elogiosos (agradecimentos, aliás, extensivos a todo o grupo).

Apesar de toda a poluição produzida, espero mesmo que o ambiente global tenha sido do agrado de todos, caloiros e veteranos, porque no fim de contas o que prevalece são os momentos vividos e a harmonia do grupo!

Bem hajam!

Nel disse...

Artur os vídeos estão fantabulasticos, a banda sonora de ambos os filmes não podia estar melhor enquadrada, PARABÉNS!!! Um dia ainda te vamos ver em Hollywood :)

Artur, se for possivel coloca um link para podermos fazer download dos videos, ou se preferires envia-me o link por e-mail.

P.S. - Hoje faltei aos treinos devido a uma maldita constipação.

Uma boa semana a toda a tribo

Artur disse...

Nel, espero que já estejas novo!

Estou a fazer upload dos vídeos e depois envio-te os links por mail... Se mais alguém quiser os vídeos terá de me pedir os links...

Abraço

JORGE COELHO disse...

Não há texto para eu comentar?
Sábado vou para o geres, andar de bike.
Domingo espero uma coisa muito leve!
Abraço, até domingo.

frances disse...

Atenção Coelho,ouvi dizer que é proíbido andar de bike no Gerês.É melhor informares-te.Abraço,até domingo.

frances disse...

Eu vou ao churrasco.

JORGE COELHO disse...

Francês,obrigado pela atenção mas eu já me informei,parece que esta tudo bem.
Como sempre eu vou ao churrasco,Carriço se quiseres eu ajudo-te a assar, assim bebo menos!!! Abraço.