domingo, 20 de fevereiro de 2011

Monte Airão

Quase que bastaria escrever o título desta crónica para resumir o passeio deste fim-de-semana… Quem já explorou o local, reconhece perfeitamente pelo nome uma grande abundância de ingredientes necessários para uma jornada de btt bem preenchida!

A manhã acordou nublada e a convidar a tribo para realizar um passeio mais prolongado, concretizando assim o sufrágio promovido há duas semanas.
À hora prevista o grupo começou a pedalar pelas ruas de Ribeirão até à Rotunda do Senhor dos Perdões, onde fez a primeira incursão em terrenos mais “inclinados”, de forma a aquecer os músculos para os quilómetros que se aproximavam… Alcançado o ritmo certo, o grupo seguiu até aos arredores da cidade de Famalicão, onde reconheceu as setas amarelas que identificam os Caminhos de Santiago e que nos acompanharam até São Martinho do Vale.

A aproximação ao Monte Airão foi realizada pelo lado de Requião, junto à Quinta de Compostela. As condições do terreno nesta parte do percurso caracterizam um retrocesso no tempo: a estrada em asfalto dá lugar a caminhos empedrados (em paralelo) que se perdem por fim nos terrenos mais rudimentares do monte. A passagem junto à Mamoa I de Vermoim (Mar-de-Água) foi assinalada com fotos do grupo e aproveitada para o necessário reforço de energias.

Retomado o andamento e após a passar junto à Pedreira de Airão, a tribo iniciou o retorno a casa através de um trilho excelente para uma descida rápida até Portela. A chuva começava a fazer-nos companhia nesta freguesia e o mau tempo foi-se agravando a cada quilómetro alcançado, chegando a dificultar a visibilidade na estrada nacional que nos encaminhava a casa…




Monte Airão from Indios do Monte on Vimeo.

7 comentários:

augusto disse...

um video digno de Hollywood,grande artur.quanto ao passeio do melhor em que participei,tirando as fortes as chuvas.De qualquer maneira indio que e indio nao tem medo,seja de que temporal for.amigos no proximo domingo nao poderei marcar presença,infelizmente.para quem puder marcar presença bom passeio.tambem serve para agradecer ao hugo que ajudou nas fotos e nos videos.

Artur Santos disse...

Sôr Augusto, fico agradecido por lembrares esse pormenor...
Obrigado pela ajuda Sôr Hugo, bom trabalho!!!

Abraço.

frances disse...

Excelente trabalho que fizeram os reporteres de serviço.Parabéns Artur e Hugo,bom trabalho.Quanto ao passeio deste domingo,foi do melhor que pode haver na modalidade BTT.Amigos até domingo.

Agostinho Penouço disse...

ola malta , carneiro tenho a dizerte que eles tem medo de dizer que o indio duro penouço caiu como se corta uma arvore pelo pé , sem espinhas é engraçado que depois de caires os pedais desencaixam , foi um bom momento de diversao é que cai logo na frente do pelotao ,mas tirando isso foi espectacular, o passeio teve de tudo e tudo de bom , os reporteres estiveram a altura ,artur e sôr hugo ,demonstramos que somos muito fortes em todos os niveis.quanto ao resto dos indios apareçam porque isto esta a prometer.
abraço e até domingo.

carneiro disse...

Infelizmente não pude estar presente para presenciar esse teu belo momento Penouço mas não te preocupes isso vai acontecer mais vezes zzz:-), acontece aos melhores:-).
Parabéns aos repórteres, fizeram um óptimo trabalho pelo que pode ver aqui no blog.
Abraço...até domingo

jorge coelho disse...

QUANTO AO VIDIO, NÃO DIGO NADA, AINDA NÃO O VI!!!
Já temos indios novos e valentes. Parabems a todos os indios, que foram domingo andar de BTT.
Penouço, deixa te de coisas, não foste o primeiro a cair. Antes de ti cairão muitos.
Tive pena, foi de chover pouco!!!
Mantorras e Artur, melhoraram das vossas lesãos???
Domingo lá estarei... Abraço.

Artur Santos disse...

Sôr Penouço, por acaso eu não esqueci a tua queda... Só não a mencionei porque escrevi a crónica durante o jogo Sporting-Benfica e achei melhor preservar-te mais um pouquinho...

Coelho, já como novo e ansioso pelo próximo passeio!

Abraço a todos.