segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bon Camiño - Santiago de Compostela 2010

Decididamente esta é a crónica mais difícil com que me deparei desde o início deste projecto “BTT Índios do Monte”… A grandeza e diversidade de pormenores que abrilhantaram esta viagem ao país vizinho obrigarão, por certo, a pecar na descrição desta aventura…
O desafio projectado no início deste ano apontava para um pensamento quase utópico de promover um passeio dos Índios do Monte a Santiago de Compostela. A ideia foi ganhando força e ficou definitivamente consolidada no passeio efectuado a Ponte de Lima no passado dia 8 de Maio.

Neste relato dos 3 dias de aventura de onze Índios do Monte, devidamente credenciados para a peregrinação a Santiago pelo Caminho Medieval Português, tentarei avivar a memória de todos os intervenientes e deixar um testemunho fidedigno aos nossos familiares e amigos.

1º DIA - 3 de Junho de 2010
O ponto de encontro habitual no Café S. José para o pequeno-almoço estava marcado para as 6:30 h. Devidamente apetrechados para a viagem, o grupo rumou ao monte do Moinho de Vento em direcção a Fradelos para os primeiros quilómetros que nos levaram através de Balasar até S. Pedro de Rates, para seguirmos as orientações das setas amarelas pelo Caminho Português. À porta do Albergue desta freguesia juntaram-se dezenas de bttistas e pedestrianistas para um carimbo obrigatório na respectiva Credencial do Peregrino.
Retomado o caminho, foi com alguma pressa que atravessámos a cidade de Barcelos na direcção de Ponte de Lima afim de concluir a primeira etapa programada, designadamente o almoço. O cansaço deu lugar à animação apesar da constatação geral de que a manhã tinha demonstrado que os alforges, sacos e mochilas eram uma âncora que teimava em contrapor as nossas tentativas de alcançar melhores velocidades…
O retorno à rota das setas amarelas decorreu normalmente até à freguesia de Labruja (concelho de Ponte de Lima). Sem razão aparente, a minha bicicleta pregou a partida da peregrinação… Passámos quase duas horas na tentativa de resolução do problema e o veredicto ficou traçado: avaria do cepo (na roda traseira).
A única solução que me ocorreu parecia-me óbvia e irremediável: abandonar o passeio e permitir que os outros elementos seguissem o plano definido. A resposta do grupo foi algo do género “não metas nojo… estamos contigo”… E da Labruja, passando por Rubiães, até Valença do Minho, a minha bike ( e eu!!!) foi rebocada pelo bravíssimo Mesquita, com a ajuda alternada dos outros Índios, cerca de 30 (trinta!!!) quilómetros.
Chegámos a Valença por volta das 21:30 h, tomámos banho no Albergue local (que se encontrava lotado…) e procurámos um restaurante para jantar cerca de 1 hora… A dormida foi despropositadamente fornecida pelo solo asfaltado do parque de estacionamento da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença… uma espécie de acampamento improvisado pelos Índios do Monte!

2º DIA - 4 de Junho de 2010
As camas improvisadas não esmoreceram o espírito do grupo e às 7:00 já tomávamos o pequeno-almoço numa pastelaria de Valença. Entre as 8:00 e as 10:00 o grupo percorrera várias artérias da cidade em busca de uma oficina para reparar a minha bicicleta. A solução foi encontrada por um subgrupo de 4 elementos que seguiram à frente para Tui. Substituída a roda danificada e com euros a menos, os Índios do Monte tinham perdido quase toda a manhã na resolução deste problema.
O almoço decorreu na cidade de Porriño e apesar do contratempo derivado da avaria da bike e respectiva resolução, o grupo conseguiu alcançar o Albergue de Caldas de Reyes em hora útil que permitiu o nosso alojamento. Devo realçar os quilómetros percorridos a um ritmo quase alucinante, numa corrida contra o tempo, que nos impossibilitou de apreciar devidamente a beleza histórica das cidades espanholas que percorremos (Tui, Porriño, Redondela e Pontevedra).
A estadia no albergue deu ensejo ao convívio com peregrinos de diversas nacionalidades e o acolhimento foi unanimemente considerado perfeito. O jantar nas imediações foi motivo de comemoração especial por verificarmos que as contrariedades tinham sido ultrapassadas com sucesso e que o nosso objectivo estava perto de ser alcançado…

3º DIA - 5 de Junho de 2010
Faltavam 45 quilómetros para chegarmos à Catedral, e o percurso foi desfrutado de forma redobrada, pela iminência do desafio prestes a ser superado e pelos trilhos repletos de peregrinos que, de forma quase cúmplice, nos desejavam um “Bon camiño!”…
Chegados a Santiago de Compostela, era altura de validarmos a nossa peregrinação e nem a farta fila de espera para entrar na Oficina afim de obtermos os nossos diplomas esmoreceu a felicidade do grupo.
Um passeio rápido pela praça e era hora de deixar Santiago de Compostela (até pró ano!), via comboio até à Trofa. O ambiente de festa reinou no regresso a casa e a nossa boa disposição não passou despercebida aos restantes passageiros, com alguns estrangeiros a aplaudirem os Índios do Monte de forma sentida e efusiva!

Fotos:



Vídeo (imagens by Artur Santos):


Santiago de Compostela 2010 from Artur Santos on Vimeo.





Vídeo (imagens by João Silva):


Santiago de Compostela 2010 from Indios do Monte on Vimeo.


21 comentários:

Paulo Carriço disse...

Já tenho saudades de SANTIAGO.

augusto disse...

estou a pensar o mesmo,paulo,grande passeio.espero ansioso pelas fotos e videos.

nando coelho disse...

Nao sei como apareçe mulheres nas fotos!!! afinal fomos a santiago,somos todos um valentes,parabems a todos os indios...

Artur Santos disse...

Amigos "Pelegrinos", um MUCHAS GRACIAS enorme por me terem levado a Santiago de Compostela! Vocês foram TODOS FANTÁSTICOS! Parabéns a todos pelo sucesso alcançado! E desculpem-me se me esqueci de alguma coisa...

Aos rebocadores, ao massagista, aos carimbadores, aos animadores e mecânicos um
Grande Abraço!

Nel disse...

É com enorme saudade que relembro toda a viagem!

Ficou prometida uma nova ida a Santiago para o ano!

É bom que todas as pessoas façam uma viagem deste género, é uma experiência fantástica.

Bon Camiño Pelegrinos

frances disse...

3 dias inesqueçíveis,vi um grupo forte e unido,estamos todos de parabéns mas tenho que realçar o trabalho do Mesquita,foi um verdadeiro INDIO.Um grande abraço para todos.

mesquita disse...

eu so fiz o k a equipa precisou ,e como km me conhece eu nao vergo posso partir ,mas prefiro morrer no terreno em combate k ver um amigo ficar mal ,amigo meu so por cima do meu cadaver e k fica para k os abutres o comam ,e quanto ao coelho eu se calhar fui duro ,mas nao te esquecas enquato fizeres parta de uma tribo k eu pertenco so ficaras mal se eu morrer , va um forte camonnnnnnn para todos

o gato «mesquita disse...

um indio tem os olhos bem abertos,sabe otilizar ao maximo todos os seus recursos,agil como uma gazela e duro como o aco,quando necessario,embora nao o sendo ,e capaz de agir como um pirata de pel vermelha ou um terrorista ,para um indio nada ha que lhe seja impossivel ,porque somos amigos,queremos alvorada,amamos o perigo e nao tememos nada , camonnnnnnnnn

joão disse...

a aventura mais empolgante dos indios do monte terminou e já sonho com o proximo ano ,mais uma maratona até S.Tiago ´de Compostela,comentarios sobre a viagem??? não consigo dizer nada apenas...QUERO VOLTAR!!!!

Agostinho Penouço disse...

ola indios,
tenho que dizer PARABENS artur jorge,joao,coelho,paulo "carriço",leonel,gusto"obelix",freitas,frances,nando"fruitas",mesquita"quita" e penouço . somos uma verdadeira equipa e parabens aos outros indios que estiveram sempre presentes no grupo a dar apoio .artur e joao obrigado pelas fotos e pelos videos depois de os ver é claro ficamos sem palavras PARABENS a todos.Para o ANO a mais .

fruitas disse...

indio q e indio pedala ate morrer

frances disse...

Só hoje é que eu vi os vídios,já tenho saudades de SANTIAGO DE COMPOSTELA.Parabéns João e Artur,o vosso trabalho de reporter está excelente.Abraço para todos.

nando coelho disse...

OBRIGADO ao artur e joao pelo magnifico trabalho, fotos e vidios... Visto todo apanhamos etapas dificem, mas conseguidas, VIVA OS INDIOS DO MONTE!!! quero realçar que foram 3 dias magnificos... Afinal a fexadura de casa ainda é a mesma!!!!!!! ADEUOS...

augusto disse...

palavras para que,esta tudo dito,tres dias espetaculares,um passeio inesquecivel.obrigado ao artur e joao pelas imagens e fotos,e a todos os outros que me ajudaram a chegar la.espero pelo proximo.

Paulo carriço... disse...

Volta "ARTUR"...

Sónia (Régua) disse...

Olá Indios do Monte, estive a ver o vosso blogue e fiquei impressionada com a força que vos move além fronteiras... Estão de Parabéns!! Ainda se lembram de mim?? Sou a menina da Régua que vos "apanhou" no comboio quando voltavam para a Trofa... No inicio pensei que ia ser apenas mais uma viagem (secante), mas a verdade é que nunca me diverti tanto naquele comboio como nesse dia, espero encontrar-vos mais vezes... ;) Mas aviso já que não tenho mais mantas, lol. ;) Não deixem perder esse espírito animado e unido, pois desconfio que isso seja a base das vossas vitórias.

Até Sempre... Sónia Teixeira

Artur Santos disse...

Menina Sónia,
bons olhos a (re)vejam! É com bastante agrado que encontramos aqui o teu comentário!
É gratificante verificar que a nossa tribo não passa despercebida à comunidade e por bons motivos... à primeira vista parecemos algo intimidatórios mas é mesmo apenas impressão... :)
Agradecemos o teu comentário e a companhia simpática partilhada connosco até à Trofa!
Quem sabem não organizemos um passeio pela Régua... ;)

Beijos

Artur Santos disse...

Caros Índios,
acabei de receber o seguinte mail do senhor alemão que estava no albergue com a esposa:

"Hallo und guten Tag,
gerne denken wir an den netten Abend mit Euch Allen in der Albuerge zurück und an den herzlichen Abschied am Morgen danach. Zur Erinnerung ein Bild, einmal in Normalgröße und einmal verkleinert. Könnt Ihr vielleicht in Eure www.indiosdomonte.com einfügen
Euch noch viel Spaß bei Euren Radtouren und Buen Camino"

Aqui fica a tradução possível:
"Olá e bom dia,
Nós gostamos de pensar na noite agradável com todos vocês no Albuerge Caldas e a despedida agradável na manhã seguinte. Como um lembrete, uma imagem, mesmo em tamanho normal e até mesmo menores. Talvez você possa adicionar em seu www.indiosdomonte.com
Divirtam-se com suas bicicletas e Buen Camino"

A foto já está no album:
http://picasaweb.google.com/indiosdomonte/SantiagoDeCompostela2010#5485164220357059106

FRANCES disse...

Olá Sónia,muito obrigado por visitares o nosso blogue,sou dos mais "velhos" do grupo dos INDIOS DO MONTE,nós de índios não temos nada a não ser o nome,todos nós somos calmos,serenos e trabalhadores e que aproveitamos os domingos de manhã para nos divertir-mos a andar de bike pelas ´magníficas paisagens que nos rodeiam.Os ÍNDIOS DO MONTE desejam-te tudo de bom para ti.

NANDO COELHO disse...

Ola sónia o meu nome é nando coelho, o homem da manta.Fico contente por discobrires este grande grupo de amigos... Afinal a minha esposa nao mudou as fechadurasa, ela gosta de mim!!! nese dia foi tudo uma brincadeira. Temos que combinar 1 passeio a terra da sónia... BEIJINHOS...

Freitas disse...

Olá amigos indios!
Fico feliz por sermos falados além fronteiras e não só.
Mais comentários no sábado, no jantar de aniversário! BRRUUUU BRRUUUU