domingo, 2 de junho de 2013

Santiago de Compostela: o melhor Bon Camiño!

O primeiro parágrafo desta reportagem serve obviamente para congratular os 12 Índios do Monte e os 3 amigos que se juntaram ao grupo nesta 3.ª peregrinação pelos caminhos até Santiago de Compostela. Por isso: Parabéns Peregrinos!

O segundo parágrafo tem como destinatários os nossos familiares e amigos que se deslocaram de autocarro até Santiago para nos aguardar e presentear com um mega piquenique que serviu também para elevar ainda mais o espírito de amizade e confraternização entre todos. Por isso: Obrigado Famílias!
O terceiro parágrafo destina-se aos nossos companheiros da Tribo e outros amigos que, não podendo acompanhar-nos neste passeio, foram-se tornando presentes através de sms, mensagens no nosso blogue ou no facebook do grupo com manifestações de apoio e desejos de um “Bom Camiño!”. Por isso: Obrigado Amigos!

 
Sexta-feira, 31 de maio de 2013
Este era o grande dia, o primeiro dia desta peregrinação pelos Caminhos de Santiago.
Este ano os Índios do Monte optaram por repetir o Caminho Medieval e foi com alguma celeridade que o grupo chegou a S. Pedro de Rates para se orientar e seguir as setas amarelas.
A paragem seguinte foi em Barcelos, para o primeiro reforço de energias, e seguindo o trajecto marcado, o grupo chegou a Ponte de Lima para uma sarrabulhada num restaurante reconhecido de passeios anteriores.
A passagem pela serra da Labruja não trouxe qualquer atraso e foi com imenso agrado que o grupo chegou cedo a Valença para pernoitar no Albergue S. Teotónio, num dormitório em regime de exclusividade!
 

Sábado, 01 de junho de 2013
Deixamos para trás a ponte internacional e percorremos os primeiros quilómetros em território espanhol até à Catedral de Tui onde pudemos apreciar com algum pormenor a imponência e beleza deste monumento.
Retomado o andamento, passamos por Porriño e almoçamos em Redondela, aproveitando a necessidade de queimar tempo para aguardar a reparação de uma bicicleta.
Os detalhes da Galiza intensificavam-se e as setas fizeram-nos atravessar a zona histórica de Pontevedra com algum sabor a nostalgia.
Cumprindo o plano estabelecido o grupo voltou a optar por pernoitar em Caldas de Reis, aproveitando o conhecimento resultado das anteriores peregrinações.

Aproveitando o trabalho de casa e o bom tempo que se fez sentir, neste segundo dia do passeio o grupo fez uma pausa nos Caminhos de Santiago e saiu do trilho para uma incursão a um pequeno paraíso onde puderam desfrutar de um cenário perfeito para ilustrar álbuns de fotos e alguns elementos optaram por mergulhos para a água cristalina antes de retomar ao ponto onde nos encontrávamos.


Domingo, 02 de junho de 2013

O último dia do passeio começou em Caldas de Reis e teve uma pausa em Padron, onde pudemos observar por baixo do Altar da Igreja de Santiago de Padron a pedra a que foi presa a barca que transportou os restos mortais do Apóstolo Santiago desde o Médio Oriente até à Península Ibérica.
Retomado o caminho, os quilómetros que se seguiram aproximavam-nos cada vez mais do fim desta peregrinação e a chegada a Santiago de Compostela ficou perpetuada com a obtenção do diploma de peregrino, denominado “Compostela”.

 Após a fotografia da praxe em frente à Catedral, o grupo pedalou mais alguns quilómetros para se encontrar com os Familiares e Amigos para um piquenique de confraternização no Monte do Gozo, um local emblemático desta cidade e onde o papa João Paulo II se reuniu com 400 mil jovens para assinalar a Jornada Mundial da Juventude em 1989.

Depois do almoço, o grupo dispôs de algumas horas para explorar a cidade e visitar com tempo a Catedral de Santiago de Compostela e as ruas adjacentes.

Finalmente os Índios do Monte tiveram oportunidade de conhecer Santiago!




Fotos de Artur Santos





Fotos de Nuno Moreira






Fotos de Pedro Costa

O vídeo:





7 comentários:

fruitas disse...

a melhor equipa do mundo meeeeeee vamos equipa

Pedro Costa disse...

Sem duvida um "passeio" excelente. Já me tinham dito que era duro mas apenas quem faz o camino sabe o que custa. Obrigado a todos pelo apoio :)

Paulo Magalhães disse...

A crónica desta peregrinação (escrita pelo Índio Artur)está muito completa e revela os sentimentos que gostaria também de expressar a todos que lidam com esta TRIBO.

Mas para mim fica mais uma vez marcada uma bela aventura realizada com uma excelente companhia.

ÍINDIOS DO MONTE....SEMPRE.

E agora....

VAMOS EQUIPA.

Agostinho Penouço Indio disse...

VAMOS EQUIPA.
ROCKRAIDER ZZZ.
Méee.
o My lowww.
isto é so um pouco do nosso espirito de equipa.
estamos todos de parabens e aqueles que nao foram e participaram de forma extra grupo o meu obrigado, estamos todos de parabens e um apreço especial para os comvidados que estiveram ao mais alto nivel.
VAMOS EQUIPA.
Artur faço das tuas palavras as minhas palavras obrigado.
MY LOW.

Agostinho Penouço Indio disse...

esquecime zz
INDIOS DO MONTE SEMPRE oouuméée

NUNO MOREIRA disse...

SEM DUVIDA UM FIM DE SEMANA INESQUECIVEL, COM: VAMOS EQUIPA, MMMMÉÉÉÉÉ,MY LOW,ROCKRAIDER,CATEGORIA,E MUITO MAIS,POR ISSO MUITO OBRIGADOS A TODOS POR ESTES BELOS MOMENTOS MARAVILHOSOS.
"INDIOS DO MONTE SEMPRE"

Agostinho Penouço Indio disse...

Ola indios, entao o que se passa é so ver fotos e videos e nao se comenta bem nao sei o que se esta a passar.
em 2010 tivemos 21 comentarios e fomos 11 indios por isso este ano fomos 15 e comentamos 5 .
va la nao custa nada nem que seja so para dizer indios do monte sempre.
obrigado a todos os intervenientes e obrigado aqueles que participaram indirectamente e obrigado aqueles que gostam do grupo e nao conseguem comentar e obrigado aqueles que comentam de mais zz my low.
estamos a chegar ao final da época onde é que vamos festejar mais um ano dos indios do monte.plesirdente nao passes um pixo a mim e ao freitas é que ele ficou tao sentido que nao apareceu no domingo e em vez dele apareceu o pereira que tinha de ir a santiago e nao foi so para dizer que para o ano ia com os indios do monte "sempre"