sábado, 4 de agosto de 2012

Santa Tecla, Senhora do Monte e S. Bento das Pêras

Depois de algumas incursões esporádicas pelo Kintal dos meus amigos bttpinoco, a título individual, comecei a alimentar a ideia de organizar um passeio dos Índios do Monte por aqueles lados. Assim, e após algumas semanas a estudar a imensidão de trilhos disponíveis, surgiu a grande oportunidade de concretizar esta ideia.

De forma a formalizar a chegada das férias, a Tribo pedalou até à Casa de Camilo, em Seide, por trilhos já percorridos noutros passeios. A aproximação a Delães foi feita pelo Monte de São Miguel e a aparição dos primeiros trilhos do Kintal alimentou ainda mais a esperança de um passeio memorável. Os singletracks surgiam uns atrás dos outros e alguns obstáculos de uma pista em construção fazia redobrar a atenção dos 13 elementos do grupo. A anteceder a chegada ao Monte de Santa Tecla, em Oliveira de Santa Maria, uma bicicleta partiu-se e obrigou a Tribo a uma pausa que não estava nos planos. Uns telefonemas e eis que uma bicicleta surgiu para substituição, levada pela boa vontade e disponibilidade de um Índio do Monte que se encontrava em casa (desde já, Obrigado Paulo Faia!).
Consumada a chegada ao topo do monte e após breve paragem junto ao Túmulo do Mamute Sagrado, apareceram as primeiras descidas dignas desse nome e a adrenalina aumentou…

Numa espécie de Circuito da VIM (Via Intermunicipal Joane-Vizela que pareceu acompanhar-nos todo o passeio), os quilómetros seguintes elevaram-nos até junto do Santuário de Nossa Senhora do Monte, situado num local muito ermo no extremo das freguesias de Gandarela, Nespereira, Serzedelo e S. Cristóvão. E foi já com os estômagos saciados que descemos este monte por entre a poeira que se fazia levantar à passagem da Tribo.

Ficava a faltar um monte para completar a missão e pedalada após pedalada, subida após subida, os Índios do Monte logravam atingir o último cume em Vizela, junto ao Santuário de São Bento das Pêras. E aqueles que não conheciam este local ficaram naturalmente espantados a desfrutar das magníficas vistas panorâmicas que este monte proporciona. Após voltarmos a sentir algumas descidas mais acutilantes pelo monte, o asfalto substitui a terra a partir de Vizela. Para trás haviam ficado muitos trilhos inesquecíveis e perfeitos para a prática do btt.

No regresso a casa, a travessia do asfalto foi interrompida por uma inesperada investida num lanche na Vila das Aves! (Obrigado Noémia e Paulo Magalhães!).

Num registo final de 85 quilómetros, e depois do merecido banho, a Tribo retemperou as forças num jantar-convívio que se realizou ao início da noite e que serviu também para oficializar o encerramento da época.
Até Setembro!

Aproveito para desejar a todos os Índios do Monte e respectivas Famílias e aos Amigos que aqui nos acompanham umas Boas e Felizes Férias de Verão! Abraço a todos!





Fotos de Nuno Moreira

15 comentários:

ZéKTM disse...

Não deu para estar presente, mas espero k tenham gostado, voçês mereçem... abraço aos Indios

carneiro disse...

No fecho de mais uma época dos Indios do Monte o que me ocorre dizer é que me sinto um felizardo por pertencer a um grupo como este. Foram quilómetros atrás de quilómetros de boa disposição e camaradagem.
Quero aqui deixar também um abraço especial para aqueles trabalharam e se empenharam para dar a conhecer as nossa aventuras através das fotografias e vedios e destas cronicas magnificas que podemos ler aqui no blog, um muito obrigado ao Nuno e ao Artur pelo trabalho prestado. É um enorme prazer pedalar com todos vós!!!
Umas boas férias as todos os Indios do Monte e respectivas familias.
Até setembro...

jorge pereira (coelho) disse...

Amigos índios, como voçês sabem para mim, cada aventura que se faz é um novo desafio e eu tenho o privilégio de pertencer a este magnifico grupo de amigos,

Eu gostei de todas as aventuras, mas está deu-me um sabor especial, foi de (0 a 5) (7 ESTRELAS).Graças a dois membros muitos importantes no grupo que São o ARTUR e o NUNO, de minha parte um grande obrigado pelo trabalho durante o Ano.

Já que acabamos a época 2012. O balanço da época, por minha parte
é positivo. voçês desculpem-me por alguma coisa menos boa que eu tivesse dito ou feito durante o Ano.

O Btt é para nós passar-nos uns bons momentos da vida e não para zangar-mos uns com os outros. estes momentos na vida valem muito, por isso aproveitem a fleresta.

Como todos sabem o grupo dos índios do monte, é formado por homens e uma senhora. Aconteça o que acontecer na vida, hà pessoas que nunca irão sair do meu coração. O btt fes-me ter grandes amigos.
A essas pessoas o meu muito obrigado...

Boas férias para todos os índios e familias. (cuidado com o peso)

ABRAÇO.

jorge pereira (coelho) disse...

Obrigado Zé Carlos, trilho do melhor.

Filme excelente...

Cruz disse...

Venho desejar a todos os indios e familia umas excelentes ferias.



Um abraço.

FREITAS disse...

Boa noite
Que rico passeio para final de época!..não podia-mos acabar melhor,e como se isso não bastasse, eis que o Paulo e a Noémia fázen-nos aquela surpresa.
Agora é altura de começar a pensar na próxima época,de agradecer a quem trabalhou ao longo destes meses para que tudo isto fosse possivel,(e essas pessoas sabem bem de quem estou a falar),a quem não fez nada por isso têem uma boa oportunidade apartir de setembro.

Umas boas férias para todos vós e vossas famílias.
Abráços.
Até 2 de setembro.

Mantorras disse...

Primeiro em relação ao passeio foi simplesmente o melhor que já fiz em termos de singletracks, do melhor mesmo e também em termos de dureza com muitos quilômetros de monte puro e duro com muito pó e suor e com aquelas Silvas que mais pareciam agulhas que me deixaram todo tatuado, cheio de riscos :-) aí é que se vê por onde andam os duros sem medo!... Foi simplesmente magnífico o passeio, é de agradecer aquele miminho que o Paulo e a Noémia mos ofereceram pelo caminho já perto de casa mas que aquelas loiras(superbock)contribuíram e muito para dar energia para os quilômetros finais e que bem que souberam :-) Agora é mais do mesmo, mas nunca é demais salientar o contributo do Artur e do Nuno neste blogue pois sem eles simplesmente não existia, de seguida saudar quem nele participa sejam muitas ou poucas as vezes :-) Para finalizar desejo boas férias a todos índios e famílias e um regresso de férias cheios de vontade e boa disposição para mais um arranque de época para setembro. Abraços para todos

Agostinho Penouço disse...

fico contente ao ouvir as vossas palavras e fico triste por nao ter participado e é com agrado que digo, temos um grupo espectacular a k continuar.
boas ferias a todos os indios e familias.

NUNO MOREIRA disse...

MAIS UM "EPICO" DE GUARDAR NA MEMÓRIA,MUITOS TRILHOS,BIKE PARTIDA,ALGUNS MALHOS E O ESSENCIAL MUITA E BOA ALEGRIA COM BONS AMIGOS.
AGRADECIMENTOS:AO FAIA PELA ASSISTÊNCIA MECANICA,À NOÉMIA PELOS APERITIVOS,AO PAULO PELA CERVEJA,E A ESTES E TODOS OS OUTROS PELA COMPANHIA. BOAS FÉRIAS

Artur Santos disse...

Amigos,
terminada a época, é altura de dar descanso às pernas e pôr o cérebro a trabalhar em prol do grupo: vamos avançar com os novos equipamentos e necessitamos de ideias/sugestões para o novo design dos Índios do Monte

Carlos Cunha disse...

Olá INDIOS, desde já quero agradecer ao grupo pelo apoio que me deram para conseguir ultrapassar certos obstáculos (em inicío).
Adorei o passeio de final de época, que foi duro, mas muito divertido.Um muito obrigada ao PAULO E A NOÉMIA pela surpresa que nos fizeram, aquelas LOIRINHAS cairam na hora certa , quando já necessitavamos de reservas :-).
Ao ARTUR e ao NUNO os meus PARABÉNS Pela dedicação e pelo Trabalho que têm feito.
A todos os INDIOS e Familia umas excelentes férias e até Setembro.
ABRAÇO

jorge pereira (coelho) disse...

BLÁ, BLÁ,BLÁ E BLÁ!!!

(este é o meu cometério desta semana);;

jorge pereira (coelho) disse...

Será que só eu sei comentár???

Ò vocês comentam, ou eu deixo de comentár!!!

O meu comentário está feito...

Artur Santos disse...

Eu tou a tentar ganhar apetite pra voltar a pegar na bike... parada desde o último passeio da tribo!
Já me doem as pernas só de pensar no regresso ao btt.

Abraço

Mantorras disse...

Vai doer à brava :-)