sábado, 12 de maio de 2012

Serra da Freita: Episódio piloto

Das diversas variantes que um passeio de btt possui, tenho de realçar apenas 2 aspetos relacionados com esta incursão tão ansiada pela Tribo à Serra da Freita: ninguém se magoou e mais uma vez o espírito de grupo esteve em grande!
Foram 14 os elementos que madrugaram para seguir até terras de Arouca e estacionar junto à Igreja de Nossa Senhora da Laje (em Merujal) e ultimarem os preparativos para iniciar esta epopeia pela Serra da Freita. As expetativas estavam ao rubro e as primeiras imagens mostravam paisagens belas e majestosas.
Começamos por descer a bom ritmo e, pouco a pouco, a sentir o terreno agreste a agudizar as condições de andamento… Muitas pedras soltas, bastante trepidação e as primeiras quedas protagonizadas por índios já experimentados nestas andanças… logo de seguida, um furo para atracar e interromper o andamento… Nada de especial, nada de grave, nada que a malta não estivesse habituada…
Finalmente encontramos as subidas que começaram suaves e foram endurecendo até se tornarem verdadeiramente penosas, parecendo por momentos que o grupo participava numa prova de escalada. Neste espaço de tempo, no terreno ascendente, surgiram alguns problemas físicos ou, como alguém disse no local, estava na altura dos fanicos… Oooppss… Ultrapassados estes obstáculos e quando se julgava que o passeio iria entrar no ritmo de cruzeiro, surgiu mesmo à hora do primeiro lanche da manhã uma avaria numa bike. Os esforços desencadeados pelos mecânicos de serviço acabaram inglórios e, após algumas tentativas para solucionar a avaria se sucesso, o grupo optou por abortar o resto do passeio e regressar aos veículos. Já de papo cheio, e alegrados pelo convívio de grupo, a maioria dos elementos ainda realizaram uma incursão até junto da Frecha de Mizarela, um ex-líbris das paisagens desta serra.
Em jeito de conclusão, fica um amargo de boca por não termos conseguido fazer este passeio segundo as nossas previsões. Assim, fica o registo de um novo objetivo nesta serra, afim de encontrarmos alguns tesouros da Freita, como as lagoas cristalinas, os penedos das broas ou as famosas pedras parideiras.
Fotos de Nuno Moreira ...

20 comentários:

Paulo Magalhães disse...

Será que a Tribo já entrou de Férias?
Ninguém comenta?!!!

Assim sendo, comento eu...

Foi por motivos de força maior que não pude participar nesta saída que se previa espectacular, mas por aquilo que vejo na foto-reportagem foi magnífica e certamente inesquecível para os felizardos que no corpo a saborearam.

Vi que reinou mais uma vez a alegria e boa disposição que impera nesta Tribo.

Parabéns Indios.

Eu e a Índia para não perder o pedal e dignificar a camisola dos Índios do Monte, fizemos um treininho na sexta desde o Porto ao cimo do Monte Farinha, Sra. da Graça. Mais uma vez, demos a conhecer a quem nos acompanhou o grande lema desta Tribo: "Nãoimporta abrandar, Importante é não parar!".

Fortes pedaladas para todos.

jorge coelho disse...

Paulo, eu estou á espera que os outros índios comentem, para não serem sempre os mesmos.

Mas eu vou fazer o meu comentário.

AGUARDEM!!!!!

Paulo Magalhães disse...

Após ter lido o relato da epopeia tribalista por terras da freita e visto a foto-reportagem só posso concluir que os problemas técnicos sentidos se deveram à troca de lubrificante de 1906 por Sagres Mini.

Mini????

ahahahaa

Miguel Pinho disse...

Olá Índios

É com dois grandes sentimentos que eu vejo, revejo e torno a rever essas imagens, ALEGRIA E NOSTALGIA...!!!
O primeiro porque é uma serra pela qual nutro uma grande admiração e na qual passei bons momentos posso mesmo dizer inesquecíveis, posso vos confessar que foi nesta serra que tomei uma das minhas importantes decisões da minha vida.
o segundo sentimento, por não poder ter participado em mais uma aventura na companhia da TRIBO...espero que a segunda investida à FREITA seja para breve...!!!

Ao PAULO E À MIMI...Vocês são DUROS pa Ca....lho
Sei que me podem achar suspeito, devido à afinidade que tenho com estes dois, mas tenho de confessar á TRIBO, que depois deles terem feito uma investida ao MONTE FARINHA...no sábado ainda tiveram a ousadia de me dizer que mesmo depois do TREINO desde o PORTO até ao cimo da Sra da GRAÇA, e repito TREINO...ainda tinham força para ir à FREITA no sábado...dassssssssssssss

VIVA A FREITA
UM DIA ÍNDIO DO MONTE...ÍNDIO DO MONTE 4EVER

Agostinho Penouço disse...

ola a todos e obrigado pelo vosso afeto, é com alegria que dou os meus parabens ao Artur,Nuno giante,coelho,Freitas,paulo,carriço,Nel,Carneiro,Hugo Couto, Malheiro,Petit,Pereira,Vitinha e é claro ao Penouçozz, estes foram os verdadeiros duros que durante uma manha debateram-se por montanha a dentro sem medo e com um espirito que é de enaltecer isto é espectacular.As imagens e o video mostram alguma coisa que é divinal, mas os nossos olhos e a nossa crença essa sim esteve sempre presente no seio do grupo e é tao belo que o que aconteceu ao pereira podia ter acontecido a qualquer indio e ai sim mais uma vez a camisola pesa muito.Amigos eu ficava aqui toda a noite a falar do que se passou.Mas posso dizer que no km 3 tinhamos 1 furo duas quedas e dois fanicos zz isto nao é normal eu e o coelho demos um malho parados zzz coelho as melhoras eu ja estou a recuperar.
Capitao espero que o teu treinador te tenha dado umas dicas para ganhar em famalicao e a todos os indios que vao estar la presentes que dignifiquem a camisola.Voltando a serra da freita bem é muita dureza,valeu a pena para se pensar que na vida as coisas nao sao faceis. A vida é feita de altos e baixos e tudo na vida é belo e a que usufruir daquilo que a natureza nos da, liberdade e amizade entre o grupo.Gostei muito da prestaçao do grupo acho que se o mesquita fosse morria na primeira parede zz abraço quita fica para a proxima.
amigo Paulo Magalhaes se vires bem as fotos ves la no meio uma 1906 eu sou Duro .
Aos faltosos que estiveram a trabalhar e por motivo de outras coisas um boto de melhoras e que voltem rapido. nos fomos 14 mas se fossemos 25 a Serra da Freita ia estar mais bem decorada.A serio Era espectacular na proxima conseguirmos levar o maximo de Indios.coelho fico a aguardar se nao nao te dou a vez de comentar.
Abraço.pereira nao te esqueças de pedir a bik ao teu pai e a tua mâe zz se quisers nos falamos com eles.Tu es muito Duro.

Agostinho Penouço disse...

Coelho para ti que nao estas na lista da Freita tenho de te dizer que Tu es espectacular , sabes ouvir aquelas coisas do mantorras, sabes dizer as tuas coisas, sabes estar e o teu companheirismo é muito bom no grupo ,abraço grande para ti e as melhoras dos arranhes zz.

NUNO MOREIRA disse...

boas,em primeiro lugar o bonito convivio esteve sempre presente e isso sim é o melhor, o passeio ficou um pouco atravessado por pena de não termos passado em 2 pontos bonitos, mas não faz mal avemos de lá voltar e ai sim dizemos à freita quem são os duros, azares acontecem a toda a gente, se não fosse isso tambem ia estoirar uuuuffff safei-me desta. domingo vou levar a camisola dos INDIOS DO MONTE a famalicão e com orgulho. Abraço

CRUZ disse...

Depois de ver as fotos e o video, posso dizer simplesmente lindo, parabens aos indios que participaram.

carlos cunha disse...

Caros amigos INDIDIOS desde já dou mais uma vez os parabéns aos autores da reportagem que está excelente como sempre, agora quanto ao grupo mais uma vez provaram que são um grupo unido lutador e sempre pronto para ajudar quem precisa.
Foi um passeio cheio de beleza paisagistica,algo só visto paisagens e catarátas deslumbrantes .
E acima de tudo muitas gargalhadas, é sem dúvida um grupo de grandes amigos .
Um abraço a todos e até domingo.

FREITAS disse...

Boa noite
Mais um passeio 5 estrelas.
Agora é tempo de começar a pensar no próximo passeio que é a Fátima.
No próximo domingo como é do conhecimento geral não vou estar presente fisicamente, a maratona de Famalicão está á minha espera.
Abráços e até á próxima.

já agora há que enaltecer os comentários esta semana mesmo de quem não foi á serra da Freita.

Agostinho Penouço disse...

coelho nao comentas comento eu zz.
Domingo vamos fazer a costa da azurara a matosinhos ou entao temos de fazer paredes (trofa)
Indios do Monte voces tem de pensar que ir a fatima nao é pera doce e a que treinar kms na estrada ou no monte kms e mais kms e coelho nao dizes nada z.
esquecime de uma coisa que é muinto importante e por vezes as pessoas esquecem-se disso a que agradecer a todas as familias (mulheres) que sao espectaculares e nos compreendem e nos apoião na ida a estas aventuras é que a vida esta dificil para todos e andar de bik tem os seus kssss. bem obrigado a todas as familias que nos apoiao e que nos incentivam para estes passeios o meu OBRIGADO:
coelho então?

jorge coelho disse...

Olá malta, começo por dizer que com este grupo nós vamos nem que seja ao fim do mundo. Parabéns aos 14 índios, que foram duros na serra da freita. as sandes e a cerveja também ajudaram.
Éramos 14 índios, foi pena não serem mais, mas ficou prometido que voltaríamos á serra da freita, ai espero mais índios.
Na próxima vamos lá ao fundo na queda de água. Mantorras ai vamos ver quem consegue fazer a subida, para te calar para sempre, chiça só vez o coelho, o grupo é grande!!! por vezes temos que falar de mau, mas tudo na brincadeira, mas o que importa são as horas que passamos todos juntos.
No nosso grupo reina a boa disposição, brincadeira, convívio e acima de tudo prazer em estarmos todos juntos.
O passeio de sábado a Arouca foi fenomenal, as fotos e o vidio, falam por si.
Falando um pouco sobre a etapa. tudo correu bem até a primeira queda, segundos passados a segunda queda, esta mais violenta não é S.Penouço? metros a frente outra queda do Carlos. metros á frente o único furo do dia, isto era a descer. Começou a subir, começou a dar fanicos a algum índios, já que o calor era bastante forte. Nos km seguinte houveram mais quedas, mas nada de grave. Foi pena a bicicleta do Pereira ter avariado e não podermos ter seguido o nosso treque. Pereira já pediste uma Bike nova? mas com os índios é um por todos, todos por um. GOSTARÃO DO MEU DISCURSO!!! XAU!!!!!

jorge coelho disse...

Penouço, agradeço o teu comentário, faço das tuas palavras as minhas. estas amizades é que fortalece o grupo e as nossas vidas particulares. E tu estas no grupo dos meus amigos. os índios do monte traz destas coisas. Mas atenção, todos os membros dos índios são meus amigos. isto é para não haver ciúmes!!!

Amigos, no próximo fim de semana não irei andar convosco. No sábado irei andar para o gerês com outro grupo de amigos. Mas com o equipamento dos índios. Artur domingo é folga para ti,podes ir almoçar, lá para aqueles lados do calçado!!!

Abraço.

carneiro disse...

Viva malta!!!
Não me atrevo a fazer comentario sobre este passeio, porque já tudo foi dito por vocês e muito bem, só foi pena não podermos ter acabado o trek, pois imagino que teria sido ainda mais beleeeee, mas um Indio nunca "morre só" é isto que marca a diferençazzzzzzzz.
Malta que vai à maratona, domingo lá estaremoszzzzzzz

carneiro disse...

Pessoal que vai a maratona, a que horas é que vocês estão lá? para a gente se juntar na partida, que dizem?

Mantorras disse...

Boas malta, aqui vai o meu comentário; em relação ao passeio soube a muito pouquinho infelizmente devido ao contratempo, mas tambem ao mesmo tempo deu para estar-mos mais descontraidos :-), quanto as belezas das paisagens já foi tudo dito e mais mesmo só visto, Penouços fui teu co piloto e esqueceste-te de me incluir nos duros :-), Coelhinho está descansado que para a proxima não te deixo lá em baixo sozinho :-) domingo não falo para ti, infelizmente não vou poder ir :-( mas no proximo lá estarei, aproveita para descansar no proximo fim de semana coelhinho. Abraços a toda a malta

agostinho penouço disse...

ola mantorras?
os meus parabens.
se reparares em todos os treks que fizemos os teus comentarios eram escaços e é com alegria que consegui que escreveces mais de 3 linhas zzz até tens jeito para comentares.
Mantorras tu para mim e o carlos tambem na altura em que eu comecei a andar e o turno das 9 (mesquitqa) foram os meus grandes mestres e ensinaram-me a ser grande e a aprender como se ajuda as pessoas . mantorras eu nao bebi 1906 zz mas tens de entender que muita malta anda de bike por motivos de forças alheias.temos um grupo muito bom e ja reparastes que o coelho ja deve estar com ciumes .se reparares tu como indio atento consegueste exprimir aqui no blogue muito bem .
mantorras os meus parabens continua assim estas a ficar no teu melhor.
agora quanto a domingo estou a ver que vou andar com o turno das nove e com o coelho sera que a prova em famalicao é mais importante que o nossso trek de fim de semana .
mais uma vez digo a ida a fatima vai se penosa e aho que nao estamos a fazer nada para superarmos a ida sao 280kms nao é brincadeira.
abraço e até domingo.

jorge coelho disse...

NADA DE CIÚMES AMIGOS.

Houve muitos comentários, mas soube a pouco. Será que os índios não tem tempo para escrever, nem que seja duas palavrinhas?

Esta semana, a minha atenção vai para o Penouço porque comenta todas as semanas e vários comentários, é por esse motivo que existe o Blogg. E dar os parabéns ao Mantorras, afinal ele sabe escrever.
Aos índios ausentes, façam o seu comentário, será sempre bem vindo.

Fátima esta muito longe, dos meus pensamentos. Mas nunca se sabe!

ABRAÇO, EU VOU ATÉ AO GERÊS.

Mantorras disse...

Penouços estás desculpado :-) no domingo não poderei mesmo ir por motivos familiares porque senão acompanhava-te Penouços mas certamente irás ter muitos mais índios para te acompanhar, no próximo domingo lá estarei e com a minha bichinha nova que a velhinha já se foi, também já levou porrada que chegue :-) Até ao próximo domingo DUROS.... Abraços

Agostinho Penouço disse...

mantorras obg e é com este espirito que temos de continuar a lutar.