Senhora da Graça e Serra do Alvão '16
O Sábado de Páscoa foi a data escolhida para o primeiro Passeio TOP 2016.
"Passeio molhado, passeio abençoado!" foi a toada que acompanhou a Tribo ao longo deste percurso que se iniciou no centro de Mondim de Basto.
Os primeiros quilómetros levaram-nos ao topo do mítico Monte Farinha, que se camuflou totalmente e permaneceu escondido sob o manto branco de névoa que pairava na atmosfera.
A chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Graça, situado a cerca de 900 metros de altitude, serviu para repor energias ao mesmo tempo que se combatia a chuva e vento frio que se faziam notar em força.
Quando a Tribo largou o asfalto do Monte Farinha e entrou na floresta densa, o tempo deu algumas tréguas e permitiu desfrutar dos primeiros trilhos descendentes e serpenteantes a bom ritmo...
A incursão na Serra do Alvão novamente com o mau tempo a querer chatear o grupo de guerreiros, quase impediu a paragem para mirar as mágicas Fisgas de Ermelo. Pelo meio, realce-se a paragem para almoço num espaço rústico, tipo estábulo, que pareceu ser construído propositadamente para aquele momento... um momento em que faltou o xiripiti mas não faltou o homem do café!
No final do passeio, o sentimento reinante era de satisfação e a Tribo permaneceu unida e encharcada, aproveitando o momento para uma despedida de "até breve" com um pão-de-ló caseiro e uma botelha de Ballantines...